Ir para conteúdo

[SUGESTÃO] SISTEMA DE TEMPORADAS RANKEADAS


Rei Sena

Posts Recomendados

 

image.png.00cc1ff6915af7d181530780d4e20f87.png

Olá a todos do WorldRAG!

Depois de ver a excelente ideia que a equipe de desenvolvimento do servidor sugeriu, resolvi meter meu nariz (e que nariz) onde não fui chamado e tentar otimizar as coisas com base nos comentários que foram feitos até antes do tópico oficial ser fechado. Confiram abaixo as sugestões de alteração no modelo e também a explicação de como tudo que foi sugerido pode ser aplicado.

Ah, e lembrando: sintam-se a vontade pra dar a opinião de vocês nos comentários!

 

Introdução 

Quando fazemos a comparação com alguns pares de jogos que possuem este sistema de ranking em divisões algo chama atenção: além da possibilidade de entrar no modo de jogo rankeado os jogadores também podem escolher por não estarem sendo avaliados no ranking (a famosa "normal game"). Isso não aconteceria caso a arena simplesmente começasse a computar os pontos independente de qualquer coisa. O jogador que entrasse no PvP já estaria automaticamente sendo "avaliado".

Além disso, outro ponto relevante é que não foi apresentada uma solução factível (inclusive acredito que não exista) é de como seriam evitado os dois principais fatores de distorção de ranking: o free-kill e o mob. 

Desta forma, a alteração de modelo que consegue resolver estes três problemas chega junto com a 'Desafiante Gunnr'.

 

 

4_F_VALKYRIE2.gif.f267359665a96bdde5a5a6cd295dba96.gif

A Desafiante Gunnr

Gunnr ou 'Guor' é uma valquíria da mitologia nórdica cujo nome significa batalha. Ela virá ao WorldRag para desafiar os mais bravos guerreiros, nomear os vencedores com os títulos de honra e levar os derrotados direto para Valhalla.

A ideia é que a Valquíria em questão seja um NPC responsável pela queue ou 'fila rankeada'. Ao clicar no NPC, o jogador entra no chat como no caso da Devil Square, e fica automaticamente eleito para ser teletransportado para a batalha assim que um adversário seja escolhido pelo sistema de Matchmaking que será explicado abaixo (igual a quando você clica pra entrar na fila rankeada do LoL). Assim que isso acontecer, o personagem e seu adversário são teletransportados para a 'Arena da Desafiante', que é bem similar à Arena do Mestre Senzo, porém controlada pelas Valquírias de Valhalla. 

Os combates funcionarão com um estilo PARECIDO com o Melhor do WorldRag, mas não igual. Dessa forma, cada jogador recebe 3x 'Frutos de Yggdrasil Desafiante' por round e ao final de cada round esses frutos são renovados, excluindo os frutos do round anterior e acrescendo 3 frutos novos. O jogador que vencer a maior quantidade de rounds após o período de 10 minutos será o vencedor.
Em caso de empate, temos os seguintes critérios:

  1. Os jogadores serão submetidos a uma luta no modo Extreme com duração de 10 minutos para desempatar;
  2. Caso nenhum dos jogadores seja eliminado dentro dos 10 minutos, o jogador com maior percentual de vida é declarado o vencedor;
  3. Caso os dois jogadores tenham a mesma quantidade de vida, ambos os jogadores perdem 12 pontos.

Observação 1: É bom deixar claro que, diferente do Senzo, quem escolhe o adversário é o próprio sistema do Matchmaking. Não é possível escolher contra que jogador você vai lutar.

Observação 2: De preferência os jogadores que estão na fila não devem ser mostrados para evitar a previsibilidade dos combates e jogadores entrando na fila apenas quando sabem que tem mais chances de ganhar.

Observação 3: Antes do início do primeiro round, os jogadores terão 2 minutos para possível mudança de build (já que só dentro da arena verão quem será seu adversário e com qual classe ele está jogando).

 

Divisões

De acordo com o placar do Ranqueamento de Elo, a classificação deverá se dar seguinte forma: 

  • 1º ao 4º colocado do Ranking de Elo (4 vagas): Divisão Desafiante
  • 5º ao 8º colocado do Ranking de Elo (4 vagas): Divisão Mestre
  • 9º ao 16º colocado do Ranking de Elo (8 vagas): Divisão Diamante
  • 17º ao 24º colocado do Ranking de Elo (8 vagas): Divisão Ouro
  • 25º ao 32º colocado do Ranking de Elo (8 vagas): Divisão Prata
  • 33º ao 39º colocado do Ranking de Elo (8 vagas): Divisão Bronze
  • 40º ao 9999º colocado do Ranking de Elo (infinitas vagas): Sem Divisão

 

Matchmaking (processo de seleção das lutas)

Para a seleção das lutas, o ideal é que as divisões possam lutar apenas com divisões no mínimo parelhas. Isso além de impedir combates desbalanceados, deixa muito mais trabalhoso caso jogadores tentem fazer free-kill. Segue a tabela de exemplo:

  • Desafiante
    • Pode lutar com DesafianteMestre Diamante
  • Mestre
    • Pode lutar com DesafianteMestre Diamante
  • Diamante
    • Pode lutar com DesafianteMestreDiamante Ouro 
  • Ouro
    • Pode lutar com DiamanteOuro Prata
  • Prata
    • Pode lutar com OuroPrata Bronze
  • Bronze
    • Pode lutar com Prata, Bronze Sem Divisão
  • Sem Divisão
    • Pode lutar apenas com Bronze Sem Divisão

Dadas essas restrições de combates entre divisões, as lutas serão escolhidas de forma aleatória.

 

Pontuação

As pontuações devem seguir os combates possíveis. Dentre eles, existem 5 níveis de dificuldade, que vão de 1 a 5. Baseado no nível de dificuldade da luta para o lado do VENCEDOR os pontos serão definidos através da fórmula (1+Dificuldade)*3. Conforme as tabelas abaixo:

 image.png.681e82b6b90118fee55584703f9aeff2.png
Tabela 1

image.png.1231db69bb476753eb563571338de804.png
Tabela 2

Na 'tabela 2' fiz questão de destacar que a dificuldade presente num confronto entre dois guerreiros da mesma divisão é 3. Colocando na fórmula da pontuação temos P = (1+3)*3 -> P = (4)*3 -> P = 12. 

Utilizando um exemplo pra ficar mais claro, se dois jogadores da divisão diamante lutam entre si, o vencedor sai com 12 pontos de elo a mais e o derrotado sai com 12 pontos de elo a menos. É como se o VENCEDOR 'roubasse' os pontos do PERDEDOR.

Para exemplificar como a fórmula de pontuação considera sempre o lado do vencedor, vou exibir dois cenários:
1. Um jogador diamante luta contra um jogador desafiante e GANHA, a dificuldade em questão é 5.
Jogando na fórmula:  
P = (1+D)*3 -> P = (1+5)*3 -> P = (6)*3 P = 18. Assim o jogador diamante vencedor vai obter 18 pontos e o jogador desafiante perde 18 pontos.

2. Um jogador diamante luta contra um jogador desafiante e PERDE, a dificuldade em questão é 1, pois o desafiante ganhou do diamante.
Jogando na fórmula:  
P = (1+D)*3 -> P = (1+1)*3 -> P = (2)*3 P = 6. Assim o jogador desafiante vencedor vai obter 6 pontos de elo e o jogador diamante perde 6 pontos.

Observação: em caso de empate os critérios de desempate explicados nos tópicos acima serão considerados.

 

Tags de Divisão

A diferença aqui é que ao invés de a TAG ser exibida o tempo inteiro no topo de cada personagem, ela seria exibida através de um comando de emoticon '/ranked'. Isso evitaria a poluição visual que já é enorme principalmente em prontera e o personagem poderia utilizar apenas em momentos oportunos e sem flood (pelo próprio cooldown do emoticon).

 

 

Spoiler

*Falta adicionar a tag de Desafiante*

mestre.gif

diamante.gif

ouro.gif

prata.gif

bronze.gif

*Jogadores Sem Divisão não irão possuir Tag*

 

 

Temporada

Cada temporada terá duração de 3 meses. Sem necessidade de pré-temporada. Todo personagem criado e registrado na NPC 'A Desafiante Gunnr' automaticamente inicia Sem Divisão e com 500 pontos de elo. A escalada será feita através dos próprios combates, onde um jogador rouba os pontos do adversário como explicado no tópico de Pontuação.

O sistema de pontuação proposto permite que a rotação seja contínua - sem resets semanais - diferente da proposta inicial da STAFF. Assim, o ranking vai funcionar de acordo com a pontuação dos jogadores, classificando-os nas divisões de acordo com a colocação. 

Esta proposta inicial da STAFF, que gira em torno de resets semanais, não parece justa uma vez que o torneio do final da temporada estará considerando apenas a última semana do mês.

Observação: Como não sei da dificuldade operacional de atualização das Tags de Divisão, caso estas não possam ser atualizadas de forma contínua, sugiro que a atualização seja feita ao final do dia ou ao final da semana, variando de acordo com a dificuldade operacional de implementação.

 

Torneio pós-temporada

No final da temporada, será feito um super campeonato com excelentes recompensas. Estarão classificados para o campeonato apenas os jogadores que terminarem nas divisões Desafiante, Mestre e Diamante.

Pensando também nos jogadores que se dedicaram e terminou no topo do ranking, todos os 4 jogadores Desafiantes irão ocupar uma posição da Fase 2 do campeonato. Já os 4 mestres vão enfrentar os 4 jogadores com mais pontos de elo da divisão diamante. Conforme a tabela:

image.thumb.png.78aa1d29159852cd433e9644547a5d15.png

 

Recompensas pós-temporada

Como premiação do torneio os jogadores que terminarem nas três primeiras colocações vão levar o seguinte prêmio:

  • Um Visual p/ topo meio (olho) sem atributos e intransferível, que concede uma aura exclusiva;

Além disso, o grande campeão (jogador que terminar o torneio em primeiro lugar) receberá:

  • Uma estátua do personagem no Hall de Honra da temporada.
    (E por favor, vamos aproveitar e construir o hall da fama do Melhor Do WorldRAG).

 

Filas GvG (times de X pessoas)

Spoiler

A ideia surgiu após discussão nos comentários do tópico. Vou elaborar e trago aqui quando tiver algo concreto e bem definido.

 

Considerações Finais

Espero que tirem um tempo legal pra ler com calma. Foi tudo pensado pra não deixar ponta solta e deu bastante trabalho tanto para leitura dos comentários do post original da STAFF e elaboração do modelo, além da execução do tópico de forma organizada.

Peço encarecidamente que evitem flood e foquem os comentários e feedbacks no assunto do tópico.
Peço também que leiam de forma completa antes de comentar (deu trabalho pra escrever, tenham o trabalho de ler).
Qualquer dúvida que tiverem podem perguntar aqui e vou responder o mais rápido possível.

Por fim, gostaria de agradecer imensamente o @Muhammad Ali por me acompanhar e ajudar em 100% da elaboração deste tópico e o @- The Mudilla por algumas soluções e observações importantes

 

 

Editado por Rei Sena
  • Like 8
  • Thanks 4
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BRAAAAABOS

Ficou extremamente bom, acredito que isso evitaria a maior parte dos problemas levantados no ultimo tópico, como freekill e o mob. Caso tenha algo a acrescentar mando uma mensagem para algum de vocês.

Meus sinceros billabéns.

Editado por iBillinha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom falar aqui também que esse é o único espaço que temos pra discutir e debater tudo que rola no servidor. Não é justo fecharem um tópico "pra evitar discussões" quando o intuito é justamente esse.

Apliquem ban por flood, por acusação, ou pelo que seja, mas deixem o espaço aberto para discussões.

Obrigado.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é muito boa e tópico bem organizado e explicativo! Iria acabar com os free kill e mob, além de criar uma competitividade maior. E por ser de 3 e 3 meses, para quem gosta de pvp, sempre teria um evento para participar 

+1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Venus said:

Muito bom! 

Parabéns aos envolvidos!!!!

+1

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, BreakD disse:

-1

Oi, mano, obrigado por se manifestar.

Pra ajudar a melhorar a ideia pode dar um feedback sobre pq nao te agradou e o que dá pra fazer pra melhorar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, DHUST disse:

PERRRRRRRRPLEEEEEXO ESTOU !!!!

-1

Oi, Dhust

Se puder dar um feedback de como a gente pode melhorar a ideia eu ia ficar grato.

Além disso, qual parte te desagradou na proposta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • icone do grupo GM Muzan locked this tópico
  • icone do grupo GM Muzan unlocked this tópico
26 minutos atrás, GML Muzan disse:

só pode pedi pra fechar se vc for dono do topico.

Obrigado por deixar claro, Muzan.

E pessoal, por favor. A unica coisa que pedi foi pra que atentem a discutir sobre o assunto. Deixem os problemas pessoais pra off-topic. Isso so vai tirar o foco de onde é importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra a galera que deu -1 eu gostaria se pudessem dar o feedback de como melhorar ou acho que a STAFF pode desconsiderar por simples implicância. Caso seja descontentamento real, gostaria do feedback.

Ainda na espera @DHUST @BreakD

Editado por Rei Sena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho incrivel sugestão para eventos que vão entrar em vigor muitas delas conversamos juntamente a administração, só que no momento que o tópico começa a sair do assunto principal e gerar brigas somos obrigados a fechar o mesmo, vamos manter o respeito aos colegas, rivalidade resolvam no pvp ou no senzo, uma boa tarde a todos @Rei SenaParabéns pelas sugestão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...