Ir para conteúdo

Economia do jogo


Tércio

Posts Recomendados

A coisa do jogo que mais precisa de correção é a economia, faço esse apelo, pois todos os rags que conheço morreram por destruição da economia do jogo, estou a disposição para explicar detalhadamente cada tópico que escrevi:

1 - O @at deve ser retirado, ou permitido apenas mediante pagamento com dinheiro real, caso contrário ficarão 600 lojas, e 100 players online, o que não faz o menor sentido.
2 - Catálogo de compras, e comandos como @whosell não devem existir no jogo, isso quebra a possibilidades dos novos jogadores fazerem algum zeny de forma acelerada.
3 - Retirem a função de mineração, e venda de zeny por dinheiro real, o dinheiro do jogo está muito inflacionado, é quase impossível atrair novos players assim, e o jogo por si só, ainda mais com lvl 999, já possui meios fáceis de fazer zeny.
4 - Façam quests semanais, com itens excelentes, em que um dos pré-requisitos sejam zeny, valores altíssimos na casa dos bilhões de zeny, para forçar uma deflação da moeda, obviamente, façam apenas por um período de tempo, não se preocupem com o valor futuro desses itens, o mercado naturalmente os farão acessíveis de novo.
5 - Consumíveis como EDP, Frasco Ácido,  Fogo Grego, e comidas podem ter parte de suas receitas sendo vendidas por NPCs, mas o item inteiro limita muito o mercado para dropadores, o que geralmente fazem iniciantes, e experientes.

Esses são os tópicos emergenciais, porém mais coisas podem ser feitas.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez eu seja o único a apoiar algumas dessas idéias, principalmente a número 1 e número 4, as demais não vejo necessidade alguma.

1 - Remoção do AT (apesar de eu mesmo ter centenas de lojas) acho muito bom, a economia vai girar de acordo com horários de maior ou menor fluxo de players, um item que pela manhã tenha alta procura e pouca oferta claramente vai valer mais, o mesmo item pelo período da tarde ou noite talvez tenha seu valor reduzido por conta de um fluxo maior de players e então talvez gere mais ofertas, é bem simples de se entender, basta olhar os servidores oficiais.

2 - O zeny de um servidor já não vale muito, é bem viável a ''retirada forçada'' desse zeny do comércio, faz muito sentido, eu apoio que tenham quests desse tipo mas é difícil de implementar pois tem que levar em consideração os players com menos recursos, apesar de ser ''fácil'' fazer zeny.

Eu particularmente gostei bastante desses 2 pontos do tópico.

 

ps: o AT é resolvido deixando seu char on com a loja, só não teríamos múltiplas acc's deslogadas vendendo.

Editado por -Fox
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tirar o at o servidor vai morrer, se já é ($&*#$#@%&) pra alguns novatos fazer quest mesmo tendo alguns itens no mart

imagina sem o AT o novato vai ter que esperar alguém logado que tenho tal item, fora que o novato não vai ter

tantos zennys e vai acabar pagando um preço absurdo em um item que era muito mais barato com AT

Servidor sempre teve AT, existe tantas outras coisas pra melhorar acho q isso é o de menos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutes ago, Tércio said:

A coisa do jogo que mais precisa de correção é a economia, faço esse apelo, pois todos os rags que conheço morreram por destruição da economia do jogo, estou a disposição para explicar detalhadamente cada tópico que escrevi:

1 - O @at deve ser retirado, ou permitido apenas mediante pagamento com dinheiro real, caso contrário ficarão 600 lojas, e 100 players online, o que não faz o menor sentido.

É Viável. Deve ser melhor discutido;


2 - Catálogo de compras, e comandos como @whosell não devem existir no jogo, isso quebra a possibilidades dos novos jogadores fazerem algum zeny de forma acelerada.

 Tanto faz, nunca consigo usar essa ($&*#$#@%&) mesmo.


3 - Retirem a função de mineração, e venda de zeny por dinheiro real, o dinheiro do jogo está muito inflacionado, é quase impossível atrair novos players assim, e o jogo por si só, ainda mais com lvl 999, já possui meios fáceis de fazer zeny.

Não apoio. Isso é justamente que o faz player novato ganhar dinheiro. Se tirar mineiração e outros recursos voltaremos aos velhos tempos de ter 300 nego em prt_maze


4 - Façam quests semanais, com itens excelentes, em que um dos pré-requisitos sejam zeny, valores altíssimos na casa dos bilhões de zeny, para forçar uma deflação da moeda, obviamente, façam apenas por um período de tempo, não se preocupem com o valor futuro desses itens, o mercado naturalmente os farão acessíveis de novo.

É interessante, mas causaria outro problema de ter os tais itens "excelentes" rodando no servidor. Já temos itens demais nesses moldes. Acho melhor incluir uma quantia alta de zenys nas novas quest comuns.


5 - Consumíveis como EDP, Frasco Ácido,  Fogo Grego, e comidas podem ter parte de suas receitas sendo vendidas por NPCs, mas o item inteiro limita muito o mercado para dropadores, o que geralmente fazem iniciantes, e experientes.

Apoio, apesar de não usar e de odiar fazer, tem que goste de fazer e consequentimente ganhar dinheiro com isso. Só tem que analisar se isso não vai impactar nos atrativos do vip (Não sei se vende na loja comum ou na vip isso)

Esses são os tópicos emergenciais, porém mais coisas podem ser feitas.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não concordo com a retirada da mineração (até porque é bem hard mineirar, tanto quanto dropar/farmar itens).

E sério, só não vê quem não quer que a moeda de troca do game (zeny) não tá valendo nada. Pagar 20, 30b em um item comum (como Mochila Deviling, por exemplo) é completamente fora de noção. 8b num bilhete de 1k de créditos, ????.

Esse ponto realmente tá precisando de uma atenção maior ultimamente, todo novato que eu vejo logar desanima em questão de uma ou duas semanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Noctis disse:

1) Não entendi muito bem, o dinheiro real que voce fala seria por exemplo um "aluguel" que o mercador pagaria em zeny pra usar o mart e deixar em @at ou voce fala que apenas jogador VIP pode usar tal comando?

2) O catalago de compra ele não atrapalha o comercio muito pelo contrario, ele ajudar, vamos supor que exista 1000 lojas, o jogador teria que andar todo o mart olhando loja por loja o item que ele procura. Com o catálogo ele precisa unica pesquisar o item que ele quer e vai aparece todo as as loja que vendem o item em questão. Resumindo ele não atrapalha a obtenção de zeny.

3) A mineração é que ajuda o novato a obter certos itens, pois as quests aqui alguns itens não sao dropaveis, como Simbolo, Amuleto, Emblema, Uniao, Reliquias, então o novato ele minera vende pra NPC e ja faz grana. A mineração nao causou a inflação dentro do servidor, até porque para o cara farmar uma boa quantidade de zeny com a mineração o cara vai ter que ralar pra upar as habilidades de mineração.

4) Se tua sugestão for fazer quest semanais como por exemplo a quest de Salve a Floresta e as mesma pedirem itens dropaveis para que assim quem tiver tais itens possa vender e quem nao tem paciencia em ir dropar e tem dinheiro possa comprar, ai sim é uma boa ideia, faria o zeny estagnado circular um pouco

5) É uma boa ideia, a mesma coisa poderia ser feita sobre os pergaminhos. Isso faria com quem gosta de um PvE ir dropar e fazer uma graninha legal ou ate mesmo alugar os serviços de FP em dia de WoE como acontece no Aegir, ja que la não tem o FP pronto, nao sei no Fenix se tem.

Sobre a situação atual da economia, em resumo, é pelo fato que tempos atras, acho que ja vai ate fazer 1 ano, foi lançado um evento de farmar zeny, que era matar 500 goblins e obtinha 100kk, em media se matava esses Goblins em 5 minutos ja que a Staff modificou a quantidade de mob em dois mapas na epoca, fazendo assim que muitos conseguisse seus zeny, porem ao evento que deveria durar apenas um final de semana durou 1 ou 2 semanas corridas, nesse periodo com a injeção descontralada de zeny os itens foram ficando mais caros e hoje temos zeny estagnado em contas que pessoal nem loga ou quem loga nao quer gasta com itens com os valores atuais.

Obrigado por responder ao tópico, vou tentar ser menos confuso:
1) O @at permite que uma pessoa faça 30 contas, abra 29 lojas, e isso prejudica a economia além de fugir do propósito do jogo. Ao tornar o @at pago (20 reais por exemplo) para abrir 10 lojas em contas diferentes, o cara teria que pagar 200 reais. Isso minaria o absurdo de ter mais lojas do que Players Online.
2) O catálogo e o comando @whosell atrapalha o jogo sim, pois ele mostra exatamente quem vende o item mais barato, além disso ele nem sempre funciona, tentei com Carta Senhor dos Orcs e não funcionou, e o mais importante, quando o cara sai de loja em loja, ele movimenta a economia, pois iria comprar uma coisa acaba levando 2 ou 3 que achou interessante e não estava no plano. O tópico "1" resolve o problema do escesso de lojas.
3) A mineração ta super inflando o mercado, é muito fácil fazer 1b apenas minerando, acredite em mim, eu upei muito na mineração em 1 dia apenas. Os itens não dropáveis continuam sendo vendidos, mas com a deflação irão apenas ficar "mais barato" o que na prática quer dizer, irão apresentar um preço não inflacionado, mantendo seu valor real de mercado.
4) A quest semanal para itens foi uma forma de dizer que o jogo precisa tirar dos players o excesso de zeny, não precisa ser semanal, na verdade nem deve, pq a deflação não pode ser muito rápida, e os itens pouco importa o que vão ser, podem ser visuais, ou consumíveis, mas tem que ser atrativos os bastante para durante a deflação o player ter interesse em trocar o zeny pelo item.
Obrigado, bom jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelos comentários, eu não estou habituado com o uso de fórum, mas esse poste visa única e exclusivamente o bem do game, vou detalhar um pouco os tópicos que ficaram mais dúbios.

1) O @at permite que uma pessoa faça 30 contas, abra 29 lojas, e isso prejudica a economia além de fugir do propósito do jogo. Ao tornar o @at pago (20 reais por exemplo) para abrir 10 lojas em contas diferentes, o cara teria que pagar 200 reais. Isso, por si só, já minaria o absurdo de ter mais lojas do que Players Online. Isso não prejudicaria novos player a conseguir itens, pelo contrário, seria um benefício para todos, pois, os itens que realmente são sempre vendidos, seriam mais visados e valorizados, os menos vendidos para quests específicas seriam naturalmente barateados, e se tornarão mais acessíveis, pois agora o player não pode mais abrir 10 lojas e vender tudo que tem a 100kk por exemplo, ele precisará saber escolher o que vender, e colocar preços compatíveis com a procura no mercado.

2) O catálogo e o comando @whosell atrapalha o jogo sim, pois ele mostra exatamente quem vende o item mais barato, além disso ele nem sempre funciona, tentei com Carta Senhor dos Orcs e não funcionou, e o mais importante, quando o cara sai de loja em loja, ele movimenta a economia, pois iria comprar uma coisa acaba levando 2 ou 3 que achou interessante e não estava no plano. O tópico "1" resolve o problema do escesso de lojas.

3) A mineração ta super inflando o mercado, é muito fácil fazer 1b apenas minerando, acredite em mim, eu upei muito na mineração em 1 dia apenas. Os itens não dropáveis continuam sendo vendidos, mas com a deflação irão apenas ficar "mais barato" o que na prática quer dizer, irão apresentar um preço não inflacionado, mantendo seu valor real de mercado. Nenhum servidor é livre de bot, já imaginou um bot minerando dia e noite? Ou vários bots? Bot acabou com o BRO imagina um private. Dropando já é ruim, minerando é péssimo.

4) A quest semanal para itens foi uma forma de dizer que o jogo precisa tirar dos players o excesso de zeny, não precisa ser semanal, na verdade nem deve, pq a deflação não pode ser muito rápida tbm, e os itens pouco importam o que vão ser, podem ser visuais, ou consumíveis por exemplo, até prefiro que sejam consumíveis em quantidades absurdas para serem atrativos, de fato o mercado irá sentir, o preço desses itens podem ficar ridículos de baratos, mas depois de tempo voltam ao normal, pois acabam, afinal são consumíveis, mas têm que ser atrativos os bastante para durante a deflação o player ter interesse em trocar o zeny pelo item.
Obrigado, bom jogo a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O QUE ? TÁ MALUCO ? 

 -1 ( deixa a mineração)

+1

a quarta sugestão me pareceu bem interessante, implementando ela esporadicamente já trás uma grande melhora.

 

Editado por october
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Noctis disse:

1) Agora entendi, basicamente é como falei, teria que ser VIP, por exemplo VIP Integral para o uso do @at. É uma boa iniciativa mesmo, como voce falou o mercador teria que selecionar realmente itens que estão sendo comercializado no mercado.

2) Ainda defendo o fato de que o catálogo não atrapalha, como voce falou o jogador iria achar com mais facilidade o item e onde ele é vendido mais barato e obvio que o cara vai compra lá, mas não prejudica em nada o comércio. Só voce analisar a vida real, tu quer comprar um produto, então tu entra em varios sites de loja que tem na tua cidade, onde voce irá comprar? Onde é mais barato ne? Mas caso voce não tivesse opção de pesquisar e tivesse que anda por varias lojas na cidade, não seria muito mais cansativo e tambem perda de tempo? Aqui é a mesma coisa, o tempo que o jogador estaria andando pra procurar uma loja que vendesse o item que ele quer ou mais barato, seria o tempo que ele poderia esta farmando zeny ou item para vender

3) 1b em um high rate não é nada, por exemplo, uma quest dependendo do itens pedidos e que o cara queira comprar alguns, ele vai gasta no minimo esses 1b fora outras coisa que ele tera que dropar caso queira economizar. Imagina voce chega aqui e ver um set sendo vendido por 15b (atualmente esta faixa de preço esta mais elevado devido a inflação da moeda do jogo), ai voce quer esse set e não existisse o sistema de mineração, não seria muito mais arduo e massante outra forma de farm o zeny so para obter este set, sendo que ainda tem outro itens e cartas para serem obtidos? Imagina a reação de um novato chega e ver o valor desse set e levasse semanas pra obter esse valor, voce acha que o novato iria continuar jogando aqui? 

4) Como disse, a ideia da quest é boa, poderia ser semana, quinzenal, por mês, mas que fosse uma quest que pedisse itens que alguns tem estocados e outros itens que muitos não tem e seria preciso farmar, isso faria a moeda girar, pois quem tivesse itens da quest estocado poderia vender o excesso para quem nao tivesse paciencia em dropa-los ou então aqueles que querem ganhar zeny fazendo loot em dropar itens que poucos tem para serem usado na quest.

Obrigado por argumentar,

1) Isso, porém o ideal seria que o @at só pudesse ser obtido com dinheiro real, porém na forma de item, assim: 20 reais = 2000 creditos = valor do ticket, assim poderia ser obtido por todos os players, mesmos os que não fazem doação ao jogo.

2) Eu te entendo, a comodidade realmente ajuda a ganhar tempo e poupar dinheiro, porém o mercado se beneficia muito mais da falta de comodidade, por exemplos os Shoppings Centers, a pessoa vai comprar um celular, passa numa loja de roupa e leva uma bermuda que achou bonita. Não ter o catálogo significa que a venda de itens secundários ao interesse primário do comprador aumenta muito, a pessoa que realmente quiser economizar, como eu qualquer lugar do mundo, terá que ter paciência, e pesquisar loja a loja.

A estrutura do jogo foi feita para que cada zeny seja precioso, 1b ser pouco dinheiro é muito problemático para toda a estrutura do game, só não seria se todos os itens interessantes dos npc fossem comprados por valores muito mais caros.

A economia é uma das mais vitais mecânicas do rag, porém costuma ser negligenciada, ou mesmo destruída, o WorldRag é realmente um servidor muito bom, mas na questão econômica eu percebi esses problemas, que não são exclusivos desse server, e estão em 99% dos privates. Eu não acredito que algum ADM irá levar em consideração tais mudanças, isso irá mexer muito no game, e no ego da Staff, pois de cara de 700 players on, irá cair para metade, ou menos, porém representará um valor real de players no game. Sem falar que quem já é "rico" no jogo, irá se tornar um mega "rico" se souber o que fazer durante a deflação. Mas, eu prefiro jogar do zero em um server cheio de pessoas absurdamente "ricas", mas com um mercado que permite estabilidade da sua moeda, do que em um server inflacionado. É só a minha opinião, não quero ofender ngm, minha área profissional é médica, não sou economista, mas creio que não expressei nada menos que conceitos básicos da escola de Chicago.

Por experiencia sei que servers com boa economia, possuem mais players, e consequentemente é muito mais rentável financeiramente aos ADM.

Boa noite a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só concordo com a sugestão 4.

E reforçando o que nosso amigo falou ai acima:

Evento Goblin com essa economia atual nem pensar, muito menos zeny na máquina por baixos valores (como foi a 16 créditos 1 bolsa por mais de 2 semanas).

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gastar 2k de crédito pra deixar 1 loja on, porque alguém entrou no servidor a uns dias e achou que tem muito @at no server LOLS
aproveita e tira o @warp também e faz um combo 50 reais ou 5k de crédito por 30 dias de @warp+@at.

Tirar o catalogo e o @whosell porque o cara quer fazer o pessoal ficar rodando no mart até cansar e pagar qualquer valor na 1 loja que ver.

Tirar a mineração porque um cara entrou no servidor a poucos dias ( ou tá de fake falando besteira no fórum ) foi minerar e fez 1b em pouco tempo e acha que isso tá ferrando a economia do jogo, e não a staff colocando zeny na máquina e os próprios players aumentando o preço das coisas pra lucrar. ( ex: crédito a 8b XDXDXDXD )

Quest semanal com zeny nos ingredientes nunca vai resolver, é mais fácil fazer uma loteria semanal com alguns prêmios ( equipamentos, emblemas do caçador, cartas etc.. ) iria ser bem mais funcional.

2 horas atrás, Tércio disse:

Por experiencia sei que servers com boa economia, possuem mais players, e consequentemente é muito mais rentável financeiramente aos ADM.

Quais desses servidores tem 10 anos online?

Editado por Kid
  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só acho que se o cara quer jogar servidor sem at, quer dificultar as coisas depois de 10 anos de servidor ele deveria ir procurar outro.

Jogo aqui a muito tempo e sempre foi assim, fora que não é o @at que ta f.oden.do o sv.

Só acho que tem gente chegando agora e quer sentar na janelinha e dar tchauzinho.

Ninguém foi atrás de vc pra jogar no servidor amigão, tu veio jogar pq quis.

Voltando ao assunto do do tópico acho bem mais provável isso acontecer no Aegir do que no Fênix.

Ah aproveita e coloca as cartas 0,01% e da um reset no servidor pq tu quer rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, quero dizer que concordo com o ponto de super inflação do mercado em ambos os servidores, itens praticamente dobraram seu valor de mercado em menos de 1 ano, o que não considero normal, dito isso, acredito que o deflacionamento do mercado deve ser feito de uma forma mais cautelosa.

1) Autotrade facilita comercialização de itens, circulação de zenny, créditos e etc, não acho um absurdo o servidor ter mais lojas que players online, até pq as lojas ficam em um mapa separado, sendo bloqueado até mesmo colocar loja em prontera, o que pega aqui é o servidor contar as lojas como players online, acredito que devessem desconsiderar as lojas na contagem de players on, a concorrência é o que faz os preços diminuírem.

2) O catálogo de compras é basicamente uma forma de se encontrar o item que deseja e selecionar o menor preço, não acho que isso traga problemas, só evita que alguém seja enganado por uma loja com preço abusivo, num mundo ideal ele nem seria necessário, todos os players só venderiam determinado item pelo que ele realmente vale, mas nem na real life, nem no game isso existe, sempre tem um espertinho vendendo pelo triplo do valor, por isso também não acho que seja problema, mas sim uma forma de evitar golpes e facilitar a vida de muita gente.

3) Sempre apoiei vc ter que trabalhar para conseguir suas coisas, minerar é basicamente isso, pode ser fácil vc conseguir fazer 1b hoje, tudo bem, mas o set mais caro do jogo é no mínimo 300b, isso sem contar cartas, armas, swits, hats (Fênix), e um preço não muito abaixo disso no Aegir, então vc tem que ralar bastante pra conseguir o que precisa, também acredito que é mais fácil vc desanimar com o jogo do que minerar 400, 500b.

4) Concordo, é uma ótima forma de retirar zenny do mercado sem causar sensação de perda nos jogadores, o período semanal é complicado, mas em determinadas épocas seria um ótimo meio, o que o cara sugeriu do ovo também é interessante, acredito que a lotérica voltando com itens específicos pedindo zenny para apostar também contribua com isso.

5) Concordo, consumíveis como comidas, EDP e etc deveriam ter que ser fabricados e comprados de players

Os piores problemas de economia é o zenny não valer nada ou valer tanto que ngm tenha o suficiente, por isso não concordo com essa forma radical de desinflação, antigamente o problema da economia do Aegir era basicamente ngm ter dinheiro pra comprar nada, a reclamação era contrária..

Só minha forma de ver as coisas, é isto.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Deco20 said:

Resultado de imagem para mestre do capitalismo

seria esse um novo mestre do capitalismo ? 

Semana que vem no canal de rafinha bastos. 

@topic

Eu quero é comprar hades a 2b cada peça.

Editado por Hayllus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Noctis disse:

Como eu disse, aqui é high rate, 1b é um low rate é uma fortuna e dependendo de um mid rate pode ser tambem uma fortuna. Servidor esta funcional a 10 anos e sempre teve epocas de inflação do zeny e depois normalizava. O que precisa ser feito atualmente é a Staff pensa em algo para que o zeny estagnado volte a circular e ai os valores do itens voltem ao seu "normal"
Voce disse que consegue farmar 1b com facilidade não é mesmo, sendo assim voce consegue itens mais facilmente não é? Consequentemente um novato também consegue não é? 
Se tudo se consegue com facilidade atraves do zeny, significa que a moeda esta girando, então não há problema na economia, não acha?

A questão não é conseguir itens, isso qualquer um pode fazer em um único dia, basta coloca mil, ou dois mil reais de crédito, e pronto ta resolvido, mas eu entendo que você não seja capaz de compreender o que eu digo, por isso lamento a situação. O servidor funciona a 10 anos, isso é ótimo, mas ele sempre funcionou assim com 600 lojas e 70 players online? Eu pensei que o divertido do rag era poder crescer com os amigos, ao longo do tempo, e não do dia pra noite ter tudo. Por isso, como o server já é full em tudo, eu sugeri fazer da economia algo mais coerente com os princípios do jogo.

Boa tarde, bom jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • icone do grupo Newt locked, unlocked e locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...