Jump to content

NOTA SOBRE REBALANCE

Recommended Posts

• Administradores
Posted

nota-rebalance-wro.jpg

Saudações, WorldGaming!

Nos últimos dias, recebemos diversas sugestões da comunidade em relação ao rebalanceamento de classes e mecânicas do jogo. Queremos agradecer a cada um que dedicou seu tempo para registrar suas impressões no fórum - esse tipo de participação é exatamente o que nos ajuda a evoluir o servidor de forma conjunta.

🔸 O que analisamos

A equipe analisou com cuidado os tópicos abertos, levando em consideração os argumentos apresentados, o histórico de combate e o estado atual do meta do servidor. Após essa análise, concluímos que algumas das mudanças sugeridas são válidas e contribuiriam para um equilíbrio mais saudável entre classes e mecânicas.

Estamos alinhados com a comunidade nesse ponto.

🔸 Por que não agora?

O servidor está atualmente no período classificatório do Torneio das Temporadas, um evento competitivo oficial em andamento. Realizar mudanças em mecânicas e no balanceamento de classes durante esse período seria, a nosso ver, antidesportivo - e vai contra os princípios que guiam a forma como administramos os eventos da comunidade.

Alterar o meta enquanto os jogadores disputam suas vagas no torneio poderia impactar diretamente o desempenho de participantes e comprometer a integridade da competição. Não queremos que isso aconteça.

🔸 Quando acontece?

O rebalanceamento será realizado após a conclusão do Torneio das Temporadas. Assim que o evento for encerrado, teremos o espaço necessário para implementar as mudanças de forma cuidadosa, sem interferir em nenhuma disputa em andamento.

Seguiremos trazendo atualizações conforme o trabalho avançar. Fiquem atentos aos canais oficiais: Fórum, Discord e WhatsApp.

Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos que o envolvimento de vocês é fundamental para tornar o WorldGaming cada vez melhor. Continuem participando, continuem sugerindo.

Atenciosamente,
Equipe WorldGaming

• Like 3
Posted (edited)

Uma boa terem analisado, mas acho errado não implementarem ajustes antes de um campeonato importante do servidor. Onde fica destacado que a classe que está mais desequilibrada existe grandes possibilidades de levar o evento por conta de desequilíbrio, o que dá entender que isso não é prioridade para termos um campeonato justo 

@edit
Acredito que poderiam dar prioridade para os pontos de maior impacto competitivo para ser um torneio justo para todos. 
 Sem dizer que o torneio temporadas deixa legado no servidor como a estátua e a coroa exclusiva 

Edited by ~ Lass
Posted

Acho mais justo adiar a temporada e fazer o rebalance. Pois obviamente um classe desbalanceada pode sobressair perantes outras. 
Como vocês ja avaliaram que realmente precisa de balanceamento podem muito bem adiar a temporada. Fazendoi esse rebalance apos o evento meio que coloca a imparcialidade da staff em cheque

Posted

Concordo com o que os amigos falaram acima.

Faz um bom tempo que vem sendo falado sobre esses desbalanceamento no servidor.

Acho injusto ver essa questão apenas depois do campeonato, visto que logo após já teremos a COPA (se é que vai ter mesmo).

Acho que ainda não caiu a ficha do descontentamento que os players estão tendo com o servidor.  

Posted

Acho que essa é uma decisão sensata.

Alterar o balanceamento durante um torneio realmente poderia comprometer a competitividade e gerar questionamentos sobre a justiça do evento.

Ao mesmo tempo, espero que, após o término do campeonato, as mudanças prometidas realmente sejam implementadas e acompanhadas de um diálogo contínuo com a comunidade.

Transparência e compromisso com o que foi comunicado são fundamentais para manter a confiança dos jogadores.

Parabéns à Staff! ❤️ 

Posted

Muito bom, mas o Torneio de Temporadas é um evento muito relevante no servidor. Acho totalmente sem nexo acontecer um campeonato com as classes totalmente desbalanceadas. Imagina um player ter sua estátua simplesmente porque a classe com a qual ele ganhou estava totalmente fora da curva, e não porque ele teve uma jogabilidade acima dos demais.

Posted (edited)
19 minutos atrás, MysteryReturn disse:

Alterar o balanceamento durante um torneio realmente poderia comprometer a competitividade e gerar questionamentos sobre a justiça do evento.

Ao mesmo tempo, espero que, após o término do campeonato, as mudanças prometidas realmente sejam implementadas e acompanhadas de um diálogo contínuo com a comunidade.

Transparência e compromisso com o que foi comunicado são fundamentais para manter a confiança dos jogadores.

Parabéns à Staff! ❤️ 

Desculpa discordar do seu posicionamento mystery, ainda mais visto que você não é player ativa de pvp. 

Se a própria staff reconhece que existe classe broken e é um evento de PvP, logo deveriam consertar antes para ter uma disputa justa, assim como foram as outras edições desse evento. Nem havia pensando na questão de adiar igual outros membros da comunidade comentou acima, mas como foi já foi relato pelos jogadores o que deve ser ajustado, acredito que não a necessidade de adiar mas sim implementar o balanceamento antes do evento de fato, porque da forma que está da entender uma questão de imparcialidade e até mesmo favoritismo… o que reforça o ponto que levantei em outro tópico, onde só é visto e escutado meia dúzia de jogadora que fazem altos valores em depósito.  

@edit 

Até porque não foi papo de uma ou duas semanas falando sobre o a questão de balancear as classes, é algo que está em discussão a meses…

Até mesmo na reunião que tivemos com a staff no discord oficial do server foi levantado o descontentamento da comunidade referente as classes broken… como eles msm disseram “ poderia impactar diretamente o desempenho de participantes e comprometer a integridade da competição.” O não ajuste sim compromete a integridade não só da competição mas da própria staff, porque antes mesmo de lançarem as datas já havia a discussão no fórum sobre 

Edited by ~ Lass
  • Like 2
Posted
4 horas atrás, ~ Lass disse:

Uma boa terem analisado, mas acho errado não implementarem ajustes antes de um campeonato importante do servidor. Onde fica destacado que a classe que está mais desequilibrada existe grandes possibilidades de levar o evento por conta de desequilíbrio, o que dá entender que isso não é prioridade para termos um campeonato justo 

@edit
Acredito que poderiam dar prioridade para os pontos de maior impacto competitivo para ser um torneio justo para todos. 
 Sem dizer que o torneio temporadas deixa legado no servidor como a estátua e a coroa exclusiva 

+1

Posted

Só participarei de algo após o rebalance, aguardemos o comprometimento da staff em relação ao que o server em geral solicitou.

Posted

Se tem classe quebrada, teria que ser ajustado antes de um campeonato com essa magnitude, é o mais aguardado do calendario, deixando assim como está, sabemos quem vencerá e terá vantagem

Posted
13 horas atrás, ~ Lass disse:

@edit

+1

Rebalance já ! Ainda temos 3 semanas para o final da classificação. Dá tempo de sobra pra testar as as mudanças e se preciso for colocar outro char no ranking.

Posted
14 horas atrás, ~ Lass disse:

@edit

+1

Posted
11 horas atrás, MysteryReturn disse:

Parabéns à Staff! ❤️ 

vc voltou agora e já está comentando oque não sabe, os pedidos de reajustes não são de hj doidona, já faz meses que estamos pedindo isso, só aceitaram pq a água bateu na bunda deles.

@topico

estamos pedindo esses reajustes e nerfs, bem antes do melhor do worldrag, falaram q n iria fazer isso pq estava perto d+ do evento, ai lança outro evento de pvp e dão a mesma desculpinhas de sempre, como eu disse, foca em MELHORAR O SERVIDOR, dps vcs lança os evento  tanto de Pvp/WoE.

Posted

Como diz um dos filósofos mais importantes da humanidade, Confúcio.

"Cometer um erro e não corrigi-lo é outro erro"

Tomaram a decisão de fechar os olhos e postergar até o momento em que não conseguiram,  antes de voltar eu venho acompanhando esse fórum há meses rs ... vão esperar um evento importante pra fazerem o rebalanceamento? Pvp é questão de habilidade, se não se garantem antes do rebalanceamento é porque algo de errado tem aí.. é mais fácil não ter o evento e já dar a premiação pra classe quebrada, evitaria desgaste e perda de tempo para todos. E digo mais, se o pessoal ainda está aqui lutando por melhorias, vocês da staff deveriam ficar muito agradecidos por terem jogares que ainda se preocupam com o wrag. Não digo que a staff é ruim mas já foram muito melhores e isso era o diferencial para trazer e manterem jogadores.

Não jogo muito pvp mas, observando está meio que na cara o que está acontecendo né....

Sinceramente torço para que avaliem as questões do pvp e não só isso, sobre os eventos em geral.

• Like 1
Posted
50 minutos atrás, - Douglas disse:

vc voltou agora e já está comentando oque não sabe, os pedidos de reajustes não são de hj doidona, já faz meses que estamos pedindo isso, só aceitaram pq a água bateu na bunda deles.

@topico

estamos pedindo esses reajustes e nerfs, bem antes do melhor do worldrag, falaram q n iria fazer isso pq estava perto d+ do evento, ai lança outro evento de pvp e dão a mesma desculpinhas de sempre, como eu disse, foca em MELHORAR O SERVIDOR, dps vcs lança os evento  tanto de Pvp/WoE.

Rapaz, a comunidade do Rag está clamando por um rebalanceamento, e vocês estão esperando o evento passar para fazer isso? Adiem o evento, sei lá... façam alguma coisa!

Posted

Deixando minha opinião bem clara: não acho que as luvas sejam o problema do servidor. O verdadeiro problema é o dano absurdo gerado pelos bônus dos itens e o completo descontrole da defesa elemental.

Hoje você pode ter 125% de resistência à água e, mesmo assim, o dano do elemento ultrapassar a sua defesa elemental. Isso acaba sendo injusto. E não é um problema de uma classe só; vale para Ninja, SinX e várias outras.Vocês lançam itens com muito bônus de dano, mas não criam uma defesa que realmente permita tankar determinado elemento. No fim, a defesa elemental perde completamente o sentido.Outro ponto é que, hoje, um Sinx full tank joga melhor do que qualquer outra classe. Qual é o sentido de ficar com quase 100% de resistência contra humano e, mesmo assim, causar 1 bilhão de dano enquanto continua tankando? Isso simplesmente não faz sentido.

A Nebulosa também está causando um dano absurdo em outras classes. Mesmo com a defesa elemental muito alta e a defesa física  baixa, o dano continua sendo enorme. Ou seja, investir em resistência elemental praticamente não faz diferença, porque o dano continua atravessando a resistência. Então, qual é a utilidade da defesa elemental e a diminuição da def?

Enquanto isso, classes como Monk, (CRT), Super Aprendiz (S.A.), STK e várias outras ficam para trás. Para conseguirem causar um dano competitivo, precisam abrir mão da defesa e ficar full dano. Consequentemente, morrem muito mais rápido. Já outras classes conseguem unir dano absurdo e resistência extrema ao mesmo tempo.

Na minha visão, o balanceamento antigamente fazia muito mais sentido. Eu, por exemplo, utilizava elmo de dano com asa de tank e, quando surgia a oportunidade, fazia o switch para a asa de dano. Isso criava estratégia, exigia leitura da luta e recompensava quem sabia trocar os equipamentos no momento certo.

Hoje o balanceamento está muito exagerado. O problema não é apenas o dano alto, mas o fato de algumas classes conseguirem ser praticamente imortais enquanto continuam causando um dano absurdo. Isso reduz a variedade de builds, elimina a necessidade de estratégia e acaba deixando diversas classes sem espaço no PvP.

• Thanks 1
Posted

Sendo bem sincero, acho estranho deixar um rebalanceamento para depois do principal evento PvP do servidor.

Se a própria staff já sabe que existem classes e mecânicas fora da curva, por que esperar o campeonato passar? Isso acaba desanimando quem joga com classes mais fracas, porque a pessoa já entra sabendo que vai disputar em desvantagem. Não incentiva ninguém a tentar pegar uma vaga no Top.

Outra coisa que eu vejo bastante é o argumento de "não queremos nerfar, queremos buffar as outras classes". Na teoria parece legal, mas na prática isso quase nunca resolve. Se tudo que está forte continua do jeito que está e o resto só vai recebendo buff, o problema só cresce. Tem situação que realmente precisa de buff, mas também tem coisa que precisa de nerf. Não dá para ter medo dessa palavra.

Alguns exemplos que, na minha opinião, merecem uma atenção:

• Os Anéis Hela do SinX. Hoje eles entregam muito mais do que deveriam.

• Jogador conseguir fechar 125% de resistência elemental e ainda tomar 300k de dano de uma única magia. Alguma coisa aí claramente não está batendo.

• As luvas visuais que dão dano verdadeiro baseado em 10% da vida. Além do efeito ser extremamente forte, a contagem de habilidades está toda errada. O correto seria contar apenas habilidades da própria classe. E, sinceramente, eu nem acho que dano verdadeiro vindo de visual deveria existir no servidor, no mínimo mudar muito essa % ou até mesmo tirar  e colocar mais dano na habilidade principal da classe (uns 10%).

• Visuais e pets que aumentam alcance de habilidades. Nunca achei que isso fizesse sentido. Range é uma característica importante das classes e esse tipo de item acaba quebrando essa identidade.

No fim das contas, acho que o rebalance deveria vir antes do campeonato, não depois. O evento importante do PvP deveria acontecer com o jogo na versão mais equilibrada possível. Assim mais gente teria vontade de participar e o resultado dependeria mais da habilidade dos jogadores do que de quem escolheu a classe ou os equipamentos mais quebrados.

Enfim, só os 2mg de opinião de um player que quitou exatamente pela demora desse rebalance que a tempos vem sendo alertado.

Posted
19 horas atrás, Dagon disse:

Acho mais justo adiar a temporada e fazer o rebalance. Pois obviamente um classe desbalanceada pode sobressair perantes outras. 
Como vocês ja avaliaram que realmente precisa de balanceamento podem muito bem adiar a temporada. Fazendoi esse rebalance apos o evento meio que coloca a imparcialidade da staff em cheque

+1

Se a intenção é fazer campeonatos justos (até pela avaliação de que as mudanças sugeridas "contribuiriam para um equilíbrio mais saudável entre classes e mecânicas"), o mais correto seria adiar a temporada para após o rebalance.

Trata-se de um evento importante, que vai imortalizar um(a) jogador(a) na sala de honra do servidor! Então que seja por mérito, e não por desbalance!

Posted

Aproveitando o rebalanceamento, @ADM Shadow @DEV Wolf ses poderiam rever os mobs que não podem ser capturados (raids, eventos e tals) e voltar com o capture no professor, eu mesmo sou um que fico horas e não é nem exagero, capturando mobs. Tenho 5 professores só pra isso kkkkkkkkk 

• Like 1
Posted
Em 08/07/2026 em 09:56, Yuu disse:

Como diz um dos filósofos mais importantes da humanidade, Confúcio.

"Cometer um erro e não corrigi-lo é outro erro"

Tomaram a decisão de fechar os olhos e postergar até o momento em que não conseguiram,  antes de voltar eu venho acompanhando esse fórum há meses rs ... vão esperar um evento importante pra fazerem o rebalanceamento? Pvp é questão de habilidade, se não se garantem antes do rebalanceamento é porque algo de errado tem aí.. é mais fácil não ter o evento e já dar a premiação pra classe quebrada, evitaria desgaste e perda de tempo para todos. E digo mais, se o pessoal ainda está aqui lutando por melhorias, vocês da staff deveriam ficar muito agradecidos por terem jogares que ainda se preocupam com o wrag. Não digo que a staff é ruim mas já foram muito melhores e isso era o diferencial para trazer e manterem jogadores.

Não jogo muito pvp mas, observando está meio que na cara o que está acontecendo né....

Sinceramente torço para que avaliem as questões do pvp e não só isso, sobre os eventos em geral.

Falou tudo

Posted

Acho que saquei qual é da staff.

Eles reconhecem que precisa de rebalanceamento, mas ainda não sabem como e onde fazer isso e também não querem ter trabalho com isso agora. Então, infelizmente, vão usar a temporada para eles verem o que precisa se balanceado. Fora que deve ter entrado mais receita $$$ no servidor com anúncio do torneio.

Então, como empreendedores, estao pensando no que podem perder se o torneio for adiado

Posted

Se pararmos para olhar as 2 curtidas (Até o momento desse comentário)  desse tópico vemos DEV e um player que usufrui de duas das classes desbalanceadas e também investe alto... achei engraçado k

• Confused 1
Posted

Caro @ADM Shadow e @DEV Wolf,

Fiz um teste aqui com o sinx utilizando apenas 3 itens: um par de Anéis de Hela +10 e uma Faca de Combate.Eu, utilizando itens full distância e estando com uma build tank de Arvalis, e por incrível que pareça, com apenas esses 3 itens o sinx consegue arrancar 100k de uma classe full tank e com defesa a distância. Já quando uso meus equipamentos full distância relativamente bons  como Escudo de Hades +9, Carta Osíris, etc, o sinx consegue tirar 300k de dano com apenas os mesmos 3 itens.

Não fiz vídeo da habilidade Lâminas Destruidoras, que no evento será hitkill , entre outras habilidades que também estão totalmente fora da curva do servidor.

Agora, a pergunta que não quer calar vocês realmente vão deixar um evento dessa magnitude acontecer com esses itens do jeito que estão? Levem em consideração tudo o que foi dito neste post pela comunidade e os vídeos que fiz. Isso vai deixar para toda a história do servidor a estátua de um player que não estará lá por mérito, mas sim porque a classe e os equipamentos dele estão totalmente fora da curva perante as outras classes.

• Like 1
  • Sad 1
Posted
55 minutos atrás, Wca disse:

Fiz um teste aqui com o sinx utilizando apenas 3 itens: um par de Anéis de Hela +10 e uma Faca de Combate.Eu, utilizando itens full distância e estando com uma build tank de Arvalis, e por incrível que pareça, com apenas esses 3 itens o sinx consegue arrancar 100k de uma classe full tank e com defesa a distância. Já quando uso meus equipamentos full distância relativamente bons  como Escudo de Hades +9, Carta Osíris, etc, o sinx consegue tirar 300k de dano com apenas os mesmos 3 itens.

Não fiz vídeo da habilidade Lâminas Destruidoras, que no evento será hitkill , entre outras habilidades que também estão totalmente fora da curva do servidor.

Agora, a pergunta que não quer calar vocês realmente vão deixar um evento dessa magnitude acontecer com esses itens do jeito que estão? Levem em consideração tudo o que foi dito neste post pela comunidade e os vídeos que fiz. Isso vai deixar para toda a história do servidor a estátua de um player que não estará lá por mérito, mas sim porque a classe e os equipamentos dele estão totalmente fora da curva perante as outras classes.

Olha ai, ótimo esse teste pois fica bem nítido, o quanto essa classe está apelão!

Posted
1 hora atrás, Wca disse:

Evidentemente, o problema não está na Nebulosa, como alguns defenderam.

Teremos um evento que premiará o vencedor com uma estátua permanente, eternizando seu nome e sua imagem na história do servidor, enquanto há classes com um gap gigantesco.

• Like 1