Ir para conteúdo

(instância 2) SOLUÇÃO PARA O PVM DO FÊNIX


Rei Sena

Posts Recomendados

Prefácio

Bom, não é novidade pra ninguém que o PvM de servidor high-rate e high-level é meio meme. Os personagens andam ou warpam pelo mapa tacando magia e os monstros caem no chão sem ser desafiador de forma alguma. Alguns MVPs ou Mini-Boss que seriam bem problemáticos, caem com um só hit.

E isso faz jus ao que o pessoal fala sobre o servidor ser full PvP/WoE e nos faz perder um público que gosta de uma outra característica do jogo, desde aqueles que vem e se decepcionam até os que nem dão uma chance de tentar.

Após longas instâncias que foram criadas tentando deixar o PvM mais atrativo, arsinoé, e etc... nada mudou e não fizemos avanços nessa parte.

Sendo assim, depois de ver alguns comentários que o @teacher e o @Melodrama fizeram, me debrucei a tentar pensar em algo e acho que cheguei num resultado legal.

 

Introdução

A sensação de ter dificuldade e desafio no PvM é muito bacana. Não falo de ficar em algo cansativo matando o mesmo monstro de forma robótica pra dropar algo, mas sim montar uma party, pensar numa estratégia e achar formas de matar MVPs ou monstros bem difíceis.

Pra isso, a ideia se inicia com a criação de uma área PvM. Ela vai comportar todas as instâncias, mapas e desafios lançados agora e no futuro para o PvM.

Para acessar esta área basta falar com a NPC que estará localizada em Prontera:

4_F_VALKYRIE2.gif.f267359665a96bdde5a5a6cd295dba96.gif.ce421db585dd7faa3d9f43822e4d29a8.gif
A Desafiante Gunnr

Gunnr ou 'Guor' é uma valquíria da mitologia nórdica cujo nome significa batalha. Ela virá ao WorldRag para recrutar os mais bravos guerreiros que seguem os velhos costumes, presentear os vencedores com equipamentos e itens de utilidade e levar os dignos para a batalha em Valhalla.

Basicamente, a Gunnr vai permitir apenas que personagens de nível 99 ou menos possa adentrar, utilizando a mesma ideia da sequência MVP.
Outro ponto importante é que os itens custom não poderão passar pra aquela área (utilizando o mesmo sistema de verificação do NPC do evento de aprendiz). C
omo o servidor é baseado em item custom, vai virar bagunça se forem permitidos. Seria possível botar um char lvl 99 e quadruplicar os status só com item, não deixando nada desafiador. E é importante bloquear consumíveis custom como as poções de raça e a do VIP. Sugiro também bloquear Fruto e Semente de Ygg pra que fique mais desafiador. (E bloquear o buff vip pra o saccer ficar ainda mais útil também).

Uma vez que o personagem tenha os requerimentos, ela vai teletransporta-lo para as Ruínas de Vallhala. Basicamente é um mapa com espaço para comportar os NPCs das instâncias. Tudo que for conteúdo criado para PvM raiz pode ficar aqui, espalhado da melhor maneira possível. Para vir junto com a atualização de implementação, preparei uma instância.

 

Instância Número 1: Prelúdio de Fimbulwinter

O termo inglês "fimbulwinter" designa um período de "três invernos sucessivos, sem nenhum intervalo de verão", durante os quais a neve cai incessantemente, vinda de todas as direções, e uma série de inúmeras guerras assola a humanidade. Este seria o Prelúdio do Ragnarök segundo a mitologia nórdica.

Você pode iniciar a instância com seu grupo falando com o NPC abaixo:

sakray.gif.102388e58a111403033dc635e419148b.gif
O Fantasma de Agnar

Ao iniciar o diálogo, você terá 4 opções de resposta:

  1. Como você chegou aqui?
    Nessa opção, você vai conhecer um pouco de sua história: ele foi um herói nórdico fascinado pela luta e morreu sorrindo ao lutar contra Bodvar Bearson, um guerreiro filho de mãe viking e de pai urso. Segundo Agnar, seu oponente era capaz de se transformar em urso e por conta dessa habilidade, lhe mandou para Vallhalla. Agora, junto às Valquírias e os antigos heróis, ele luta suas batalhas com alegria.
     
  2. Iniciar a Instância
    Nesta opção, Agnar lhe propõe um seguinte desafio: sobreviver ao prelúdio de Fimbulwinter, como ele mesmo sobreviveu em sua época.
    Cada um dos "três invernos" será representado por 10 andares, totalizando os 30 que contém os verdadeiros desafios.

    Ele também lhe permite escolher entre quatro níveis de dificuldade para a instância:
    Nível Fácil: os monstros nos andares e os chefes (a cada 5 andares) são relativamente fáceis. -> Cada andar de boss completado com sucesso lhe garante 1 moeda.
    Nível Médio: os monstros nos andares e os chefes (a cada 5 andares) não são tão fáceis. -> Cada andar de boss completado com sucesso lhe garante 2 moedas.
    Nível Difícil: os monstros nos andares e os chefes (a cada 5 andares) são difíceis. -> Cada andar de boss completado com sucesso lhe garante 3 moedas.
    Nível Muito Difícil: os monstros nos andares e os chefes (a cada 5 andares) são bem difíceis. -> Cada andar de boss completado com sucesso lhe garante 4 moedas.
    OBS: As moedas são entregues apenas no final da instância (seja por falha (morte) ou sucesso (vitória dos 30 andares). Para evitar o jogador de fazer apenas os andares mais fáceis e quitar.
    OBS²: O nível muito difícil possui 1 andar a mais, que guarda o boss da instância. Após derrotá-lo será possível iniciar a segunda instância.
  3. Para que servem essas moedas?
    Cada andar que o grupo conseguir progredir vai lhes presentear com 1 Moeda do Desafiante.
    Nessa opção de diálogo Agnar te explica como elas podem ser gastas e libera duas opções de escolha:

    3.1. Equipamentos para o Mundo dos Mortos
    Se vocês entenderam bem a instância até aqui, perceberam que não podem entrar com muito mais do que itens ROPs ou Drops do Ragnarok original. Nessa opção, o jogador pode escolher uma série de itens para melhorar o farm e possibilitar seu grupo a chegar mais longe (não vai ser possível completar a instância sem investir moedas pra conseguir os itens, vai por mim).
    Uma observação é que esses itens só terão utilidade/só darão atributos e efeitos dentro das Ruínas de Vallhalla!

    Os itens disponíveis nesse primeiro momento, junto com o lançamento serão:
    Laço de Noiva
    Chapéu de Coelho Lunar
    Máscara da Morte
    Tiara de Pluma
    Chapéu de Lamen
    Elmo do Rei Youkai
    Chapéu Formoso
    Chapéu de Caça
    Chapéu de Quati
    Chapéu de Cachorrinho
    Chapéu de Chaleira
    Chapéu de Mosqueteiro
    Laço Gótico
    Boneca de Alice
    Chapéu de Lunático
    Chapéu de Galinha
    Tiara de Cupido
    Chapéu de Rideword
    Chapéu de Bebê Dragão
    Orelhas Felinas
    Boneca de Sofia
    Boneca de Tatiana
    Boneca de Denise
    Boneca de Bianca
    Boneca de Deborah
    Elmo do Abismo
    Touca de Pijama Azul
    Touca de Pijama Rosa
    Chapéu de Cowboy Errante
    Lendárias Asas de Demônio
    Chapéu de Parada
    Boneca de Marianne
    Boina Romântica
    Elmo de Anubis
    Chapéu de Ovelha
    Chapéu de Jiboia
    Bandana de Mecânico
    Máscara de Onça-Pintada


    3.2 Tesouros para o Mundo dos Vivos
    Aqui terão opções de recompensas como itens mid-game (pros novatos começarem a se equipar pro PvP/WoE do jogo), visuais exclusivos da instância, e outras coisas como álbum de cartas MVP que o pessoal tanto pede!
     
  4. Vou sair correndo daqui!
    Nessa opção você encerra o diálogo e corre como um frango.

 

Instância Número 2: Ameaça do Ragnarök

dark-moon-01.png.4992c74fc85a8e5e33525d3e271bbb92.png
Thor Odinson

Após se provar um bravo guerreiro vencendo o último chefe da instância passada, Thor Odinson ficou sabendo de seus feitos. Assim, ele busca sua ajuda para neutralizar um dos arautos do Ragnarök: A Serpente do Mundo, Jormungandr.

Após ter sido banida do mundo dos vivos numa batalha até a morte com o filho de Zeus, Jormungandr vem até o mundo dos mortos trazer a destruição e espalhar o caos. Fale com Thor para iniciar a instância junto com seu grupo.

 

2322.gif.d66f360057bf9b0aa6c9cb0a9696f852.gif
Jormungandr

O mapa da instância será da seguinte maneira:

Lago_de_Bakonawa.png.398e5dbfb16f527e164caa202983cb58.png

ETAPA INICIAL
Ao entrar na sala, a "Jormungandr" já estará atacando como boas vindas, causando bastante dano mágico e a distância. Usem o seu máximo para revidar já que nesta etapa ela recebe todos os tipos de dano. Após apanhar o suficiente, a serpente irá se esconder embaixo d'água para acumular energia para seu maior ataque. Ela utiliza a energia acumulada de seus artefatos (os gongos e caldeirões que possui em seu habitat).

 

ETAPA 1

A etapa será iniciada com a missão de destruir um destes artefatos.

Algumas considerações:
• Cada artefato tem 400 de HP e só recebe 1 de dano.
• Durante essa fase, magias de área como Chuva de Meteoros e Nevasca cairão sobre os personagens.
• Se em 2 minutos (120sec) o o primeiro artefato não for destruído, a Jormungandr emergirá das águas exterminando todos da tela.

Caso o grupo tenha sucesso na destruição, a "Sabedoria de Jormungandr" aparecerá. Ela é basicamente a versão 'maga' do boss, tal qual as magias de área demonstravam. Por ser imune a danos mágicos é melhor apostarem em outra estratégia para derrotá-la.

Após apanhar o suficiente, a serpente irá, novamente se esconder embaixo d'água para acumular energia para seu maior ataque. Será a hora de destruir outro dos seus artefatos dentro de 2 minutos ou todos serão eliminados.

ETAPA 2

Durante essa etapa, vários escravos de Jormungandr serão enviados para defender o artefato mágico.

2334.png.dedff6c3f6af1f4790df4f58aeaa6fab.png
Escravo de Jormungandr

Caso o grupo tenha sucesso, a "Resistência de Jormungandr" aparecerá. Ela é basicamente a versão 'tanque' do boss: causa menos dano, porém possui o maior HP dentre as formas da serpente. Além disso, reflete 50% de todo dano físico recebido e tem a ajuda dos escravos para ajudá-lo.

Após apanhar o suficiente, a serpente irá, novamente se esconder embaixo d'água para acumular energia para seu maior ataque. Será a hora de destruir mais um de seus artefatos dentro de 2 minutos ou todos serão eliminados.

ETAPA 3

Durante essa etapa, a Serpente libera seu poderoso veneno pelo pântano. E o terceiro artefato deve ser destruído.

Caso o grupo tenha tido sucesso, a "Podridão de Jormungandr" aparecerá. Ela é basicamente a versão 'tóxica' do boss: imune a danos a distância (seja físico ou mágico) e possui em volta de si uma aura de veneno espalhada pelo chão. Ela causa inúmeros efeitos negativos capazes de levar qualquer um a loucura. É melhor tomar cuidado ao se aproximar e ter sempre um bom suporte tomando conta de você!

Após apanhar o suficiente, a serpente irá, novamente se esconder embaixo d'água para acumular energia para seu maior ataque. Será a hora de destruir o último de seus artefatos dentro de 2 minutos ou todos serão eliminados.

ETAPA 4

Na etapa 4, a Serpente furiosa tenta seu último suspiro para destruir os bravos guerreiros. Ela retorna à superfície para defender com suas próprias mãos (e serpente lá tem mão?!) o último de seus artefatos. Protegida por uma aura que lhe faz tomar apenas 1 de dano enquanto o último objeto não for destruído, a serpente libera terremotos e magias de forma constante (principalmente perto do alvo). 

Caso o grupo tenha sucesso, a "Fúria de Jormungandr" aparecerá. Ela é basicamente a versão 'causadora de dano' do boss: pouco resistente, mas causa muito dano mágico. É praticamente impossível de sobreviver caso seja alvejado por suas magias de alvo único e muito provável de perder todos os companheiros de equipe de uma só vez para as magias de área. Agora é devolver o máximo de dano o mais rápido possível.

Após apanhar o suficiente, a serpente irá, novamente se esconder embaixo d'água para acumular energia para seu maior ataque. Será a hora de destruir o último de seus artefatos dentro de 2 minutos ou todos serão eliminados.

ETAPA FINAL

Na última etapa, a "Jormungandr" volta para tentar utilizar seu ataque porém tem seus poderes esgotados. Tão forte quanto a serpente da etapa inicial, é a hora de finalmente eliminar o boss e correr pro abraço.

Uma vez que a serpente morra, cada jogador recebe 1 pergaminho da relíquia 12800.png.df7625572149e4c78245b4e7e7487200.png, e será capaz de trocar com o NPC Thor Odinson.
OBS: Apenas um pergaminho da relíquia por personagem poderá ser recebido. Caso o mesmo personagem finalize a instância novamente, ele será recompensado com apenas 30 moedas.

 

As Relíquias

Assim, cada grupo que conseguir finalizar e matar o boss final da instância 2 poderá escolher como recompensa uma relíquia de sua classe favorita. Ela seria uma capa visual que remete características de cada classe. Seguem abaixo os gifs das relíquias:

r2.gif.70f4412278561e15bf25acc80ccbbffa.gifr1.gif.c6b80b4f4922d81309fb4f4abc143629.gifr3.gif.740247cb6c5558594c6ee768888d4a03.gifr4.gif.41b4790ad553467dff17665f337aceeb.gifr5.gif.9c379ea3c516ade719bc1c836083634d.gifr6.gif.349b94b1cd20e9fe4153215fb0b8a01e.gif

 

Conclusão

É basicamente isso daí. Já pensei por alto na lista dos MVPs e monstros que vão compor cada andar, mas não vou botar aqui pra o tópico não ficar muito grande. Outra coisa que precisa ficar claro é quais as recompensas exclusivas da instância através das moedas. 

Acho que pode trazer um conteúdo bacana pra agradar os diversos tipos de jogadores de rag que existem. e isso é só o começo, a gente pode ampliar com outras instâncias depois, já que temos o local. Se for aprovado a gente segue.

Fé que vai!

 

Editado por Rei Sena
criação da instância 2
  • Like 8
  • Thanks 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa mo +1, espero que passem um feedback sobre nossas sugestões 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa a Sugestão, bem pensada e bem desenvolvida no tópico, porém, Bloquear ygg e semente de ygg? E heala a vida com o que? Mastela? Ygg pesa o que limita muito a quantidade de ygg que o char carrega, além disso se tem mvp se é editado precisa ter sustein pra poder dar continuidade na instância, pelo que eu entendi quando você morre você ganha a recompensa que você conseguiu até ali(me corrija se eu estiver errada). Sobre os visuais, essa parada de "exclusivo" tira a vontade de farmar, pq fica limitado demais e vira um monopólio que deixa mais chato ainda e acaba que a instância fica largada.

+1 Pra ideia, mas acho que alguns pontos precisam ser melhor elaborados.

1 dúvida, a PT seria de quantas pessoas? tem quantidade restrita? quantidade mínima?

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem estruturado. Se for implementado seria algo novo e legal pra se fazer em pt, o que motiva novos players a se enturmarem e ainda mais não sendo necessário itens para farmar a instância de inicio, mas não creio que mude a realidade do servidor de forma drástica, o que no momento ao meu ver é necessário

Para os servidores já existentes tem de ser feito uma repaginada brusca afim de surtir algum efeito em relação a novos players e crescimento do servidor

Ruim seria implementar algo grande como isso ou outras instancias trabalhosas para acontecer o que aconteceu com o novo Atlantis, sei que instancia não é o mesmo que um novo sub mas só dando um exemplo mesmo

 

Enfim parabéns pela sugestão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Cherry s2 disse:

Bloquear ygg e semente de ygg? E heala a vida com o que? Mastela?

Mastela, pot branca, pot branca compacta e o principal: o sacerdote. Mas acho que poderia liberar a ygg desde que não tivesse @storage dentro da instância.

19 minutos atrás, Cherry s2 disse:

quando você morre você ganha a recompensa que você conseguiu até ali

Quanto a pt toda morre. Enquanto tiver um membro vivo pra dar ress, tá suave.

19 minutos atrás, Cherry s2 disse:

Sobre os visuais, essa parada de "exclusivo" tira a vontade de farmar, pq fica limitado demais e vira um monopólio

Teriam mais coisas na parte de tesouro para o mundo dos vivos, o pessoal pode sugerir aí. As relíquias é pra ser algo mais exclusivo e ter a possibilidade de pegar apenas quando lançar uma instância nova. A primeira pt escolhe sua relíquias e fé.

20 minutos atrás, Cherry s2 disse:

1 dúvida, a PT seria de quantas pessoas? tem quantidade restrita? quantidade mínima?

Ainda em dúvida sobre a quantidade, por isso não citei. Mas a ideia é ter sim.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

($&*#$#@%&) mano, muito bem elaborado. Parabéns demais! 

Curti DEMAIS as relíquias!! A dinâmica então, pqp! Muito top!

Duas paradas que eu queria citar:

A primeira é: desafio é muito bom! Mas é como você falou, tem que ser algo pra não ficar massante demais pra se fazer (Se bem que Arsinoé tb era e hoje já se faz em um pulo também, então também é prática ne). Mas o segundo ponto e mais importante, (exclusivamente pra mim), é: desde que comecei no Server nunca tive "amizades" pra jogar.. Farmava umas coisas com uns e outros, mas tava sempre salteando entre o povo. Dei Glória quando começou a vir as coisas que dava pra eu farmar sozinho e investi bastante no meu Sniper pra isso. 

Não reclamando, mas acho que podia ter algo pra ajudar aí no meio.. Porque depender de alguém quando você não tem "amizades" pra ajudar, é meio ($&*#$#@%&). 

Mas ficou esplêndido demais mano! Principalmente a parte das instâncias ficarem agrupadas. (É warp pra caramba pra ter salvo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Rei Sena disse:

Teriam mais coisas na parte de tesouro para o mundo dos vivos, o pessoal pode sugerir aí. As relíquias é pra ser algo mais exclusivo e ter a possibilidade de pegar apenas quando lançar uma instância nova. A primeira pt escolhe sua relíquias e fé.

Bom como disse, é a unica coisa que desmotiva já de cara.

de resto achei interessante a ideia. Esperar que alguém se pronuncie sobre a possibilidade de implementação.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Cherry s2 disse:

Bom como disse, é a unica coisa que desmotiva já de cara.

Acho que visual pra ter valor tem que ter um pouco de exclusividade. Isso vai fazer também o pessoal consumir o conteúdo todo pra chegar lá no boss final.

Depois, na proxima instância, a pt que completar primeiro pode escolher também... e assim vai, já já o servidor ta cheio

1 hora atrás, DeathMan disse:

($&*#$#@%&) mano, muito bem elaborado. Parabéns demais! 

Curti DEMAIS as relíquias!! A dinâmica então, pqp! Muito top!

Duas paradas que eu queria citar:

A primeira é: desafio é muito bom! Mas é como você falou, tem que ser algo pra não ficar massante demais pra se fazer (Se bem que Arsinoé tb era e hoje já se faz em um pulo também, então também é prática ne). Mas o segundo ponto e mais importante, (exclusivamente pra mim), é: desde que comecei no Server nunca tive "amizades" pra jogar.. Farmava umas coisas com uns e outros, mas tava sempre salteando entre o povo. Dei Glória quando começou a vir as coisas que dava pra eu farmar sozinho e investi bastante no meu Sniper pra isso. 

Não reclamando, mas acho que podia ter algo pra ajudar aí no meio.. Porque depender de alguém quando você não tem "amizades" pra ajudar, é meio ($&*#$#@%&). 

Mas ficou esplêndido demais mano! Principalmente a parte das instâncias ficarem agrupadas. (É warp pra caramba pra ter salvo).

Obrigado! Então... eu entendo esse ponto do jogador solo, mas não consigo pensar numa alternativa pra conseguir fazer sozinho. A instância foi pensada pra ser algo em grupo, pela dificuldade... Se tiver alguma sugestão, só mandar!

Editado por Rei Sena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1

Achei interessante a idéia dos visuais.

Tem que ver esse negócio da ygg, limitar a quantidade e bloquear o @storage dentro da instância, creio que resolveria. Ou buffar a cura do sacerdote DENTRO da instância (não sei se isso é possível). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Rei Sena disse:

Obrigado! Então... eu entendo esse ponto do jogador solo, mas não consigo pensar numa alternativa pra conseguir fazer sozinho. A instância foi pensada pra ser algo em grupo, pela dificuldade... Se tiver alguma sugestão, só mandar!

Entao, uma vez eu dei uma ideia aqui no fórum do 99  e sequência MVP ser aceito solo (quando veio a todoroki) porque no swit eu garantia que fazia (talvez não, mas queria tentar) kkkk 

Talvez, não sei, fazendo solo fossem permitido itens mais fortes. (Sei que isso implica em uma vasta gama de jogadores que, talvez; com tempo, use de má fé). Mas como é algo virado pra farm, pode ser que funcione.

Realmente é bem difícil pensar em uma solução.. E outra: aceitar também o que falei, implica com; de toda forma, tornar a instância mais fácil (pelos itens) que também não é a ideia proposta da instancia ne.. 

Talvez não esse evento, mas os outros fossem ajustados de forma similar na premiação. (Assim o solo também conseguiria, de uma forma ou outra.)

Mas o ponto chave da parada é: (e eu entendo): pra tornar solo, deve ter certa facilidade em se fazer. (Ex: Fenda pós todoroki). E isso acabaria com a ideia dificuldade do início. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1, muito bem elaborado, também iria salvar o PVM por um bom tempo.

Também queria recomendar algo a mais pra adicionar; Evento World Boss! Um monstro MVP com HP massivo e dano massivo multi elemental, com recompensas em caixas com chance de dropar cartas MVP e Elunium Enriquecido, ou até Hiper e etc. Só uma sugestão mesmo.

Creio que a Staff vai gostar da ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Rei Sena disse:

Mastela, pot branca, pot branca compacta e o principal: o sacerdote. Mas acho que poderia liberar a ygg desde que não tivesse @storage dentro da instância.

Quanto a pt toda morre. Enquanto tiver um membro vivo pra dar ress, tá suave.

+1

Acho sumo fs muito legal, ia gostar de ver ele sendo essencial em pvm outra vez.

ps.: no aegir eu pegava em torno de 150 k no curatio com a cura lv10 indo pra uns 45-50k ( a base de hp do aegir era de 250 até 300k em média na época) 

daria pra fazer algo no fenix assim, buffando a cura e santuario em mapa pvm ou até mesmo lançando um set de cura pvm (estilo aqueles de mora da afeição)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa @Rei Sena, que ideia magnífica, muitos acham que o conceito de farm no Fenix é só ficar dropando a mesma coisa todo dia toda hora, essa sua ideia colide até com uma ideia que eu tive alguns meses atrás que cheguei a comentar com a @Venus e o @Billa sobre montar uma espécie de raid no Ragnarok visando exatamente o trabalho em party e você mandou muito bem elaborando essa sugestão, cara parabéns pelo pela ideia, isso sim é PvM forte, a ideia por si só já trás muita diversidade pro futuro do PvM aqui, top demais!

+1

Editado por -Fox
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei muito da ideia Seninha, inclusive parabéns pelo desenvolvimento dela no tópico, tudo explicado bonitinho no maior capricho.

 

E como já mencionado anteriormente, pro pessoal que assim como eu adora farmar, esse tipo de instância meio baseada em raid daria um UP muito bacana. Os desafios são maiores e o fato de estar em grupo torna tudo mais agradável!

 

 

+11111111.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • icone do grupo Rei Sena changed the title to (instância 2) SOLUÇÃO PARA O PVM DO FÊNIX

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...