Ir para conteúdo

História do coelho da Páscoa


.Liv

Posts Recomendados

asdfd.png.92f5ce6b003695bee737320d0d6f8bce.png

História do coelho da Páscoa
Conhecido por seus ovos de chocolate, mas, quem será ele?

 
Qual é a história, @MOD Liv?
 
Segundo a tradição, adotada principalmente nos países do Hemisfério Norte, é o coelho da Páscoa quem traz os ovos de chocolate e os esconde, para que as crianças os encontrem.
  
A origem do coelho da Páscoa é divida entre teorias de origens pagãs e cristãs, existe muita especulação sobre a origem, mas o fato é que é impossível fazer essa definição. Este tópico não é sobre religião, e sim, sobre o lúdico da história toda.

Por que associaram um coelho à Páscoa?
 
A partir do século XVII, a infância passou a ser vista como um momento preparatório para a vida adulta, e a consolidação do coelho aconteceu por volta do século XIX, estando relacionado diretamente com a transformação da forma como o mundo enxergava as crianças. Então, foi iniciado o costume de realizar comemorações familiares, caseiras, para os feriados, como a Páscoa.

 
Tá, mas e o coelho, como foi parar nessa história, @MOD Liv?

 
São inúmeras as possíveis teorias do coelho da Páscoa, as duas mais consideradas são:

A primeira teoria, que relaciona o coelho com uma deusa da mitologia germânica, chamada de Ostara ou Eostre, deusa da fertilidade, conhecida também como a deusa da primavera, quando a natureza renasce, depois do inverno. Muitos acreditam que ela tem relação direta com o nome da Páscoa, no Hemisfério Norte, Easter, em Inglês, e Ostern, em Alemão. Segundo essa teoria, a deusa Ostara transforma um pássaro em coelho para divertir algumas crianças, e o pássaro não contente com a transformação, deseja voltar à sua forma original e deixa ovos coloridos para a deusa, como forma de agradecimento, ovos esses, que foram dados como presente as crianças. Então, essa teoria se popularizou como a origem do coelho e dos ovos de Páscoa.
 
A outra teoria popular, diz que o coelho da Páscoa tem associação inicial com a lebre. Com o tempo, a figura da lebre foi substituída por um coelho, por ser mais dócil, na tentativa de encaixar a Páscoa como uma comemoração caseira, familiar. Outra relação com o Hemisfério Norte, que durante a Páscoa (data próxima ao Equinócio de Primavera), o coelho era um dos primeiros animais a serem vistos com o fim do inverno, fazendo com que o animal passasse a ser enxergado como um símbolo de renovação.

Fonte: brasilescola, mundoeducacao


Muitas teorias sobre esse coelho, que fez parte da infância de muitos. 
E você, conhece outra teoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...