Ir para conteúdo

WOE E O MOVIMENTO DO SERVIDOR


Rei Sena

Posts Recomendados

Ragnarök completa seis anos no Brasil e traz eventos comemorativos | trp420

 

Não é novidade alguma que a Guerra do Emperium é o que movimenta o Ragnarok. Ela gera discussões, polarização e caos... e como em qualquer Reality Show, é isso que gera público.

Em recente entrevista com um funcionário do grupo criador do Ragnarok, o mesmo informou que boa parte do sucesso do jogo é por ter "Um dos melhores End-Game entre todos os MMORPGs". E adivinha? Era justamente sobre a nossa famosa War of Emperium (WoE) que ele se referia.

 

Por trás do sucesso do End Game

São vários os motivos que agregam tanto sucesso à Guerra do jogo. Desde o modelo único e criativo de conquistas do castelo até a relação dos efeitos das batalhas nos NPCs e na lore geral. Isso tudo te faz sentir dento do jogo, é possível criar seu império, ter seu símbolo bordado nas bandeiras das cidades e conseguir vantagens com NPCs específicos. 

Porém, além disso, os dois principais fatores que sempre vêm à tona são: a interação multi-player que a guerra proporciona e as recompensas! 

Através de inimizades da WoE surgem mocinhos e vilões, surgem amigos e rivais... e tudo isso motiva os jogadores a ficarem mais fortes e suprimir os inimigos, movimentando o comércio, o PvP e as próximas guerras, num ciclo sem fim.

 

A situação do WorldRag

A situação do servidor atualmente é que, se não for por esporte, a WoE não é atrativa. As recompensas são ultrapassadas e não servem pra nada além de quests que, na melhor das hipóteses, são feitas no "Mid Game" do jogo. Atualmente, qualquer instância ou forma de fazer Zenny, se torna um tempo mais "bem gasto" no quesito produção de riqueza do que ir para a Guerra.

Hoje em dia, os jogadores não fazem a mínima questão de possuir o castelo. Os drops sequer conseguem pagar os participantes contratados do time.

• Por que vou perder tempo jogando WoE se posso ir na Fenda da Desolação, por exemplo?

 

Sugestão

A remodelagem das recompensas da WoE do absoluto zero! A quantidade de pessoas e recursos mobilizadas para a guerra acontecer deve ser proporcional à sua recompensa. Além disso, itens capazes de serem utilizados pelos jogadores do End-Game são importantes.

Algumas sugestões:

  • Caixa da Desolação
  • Caixa do Herói
  • Elunium Enriquecido
  • Oridecon Enriquecido
  • VIP Integral 2 dias
  • Partes do Set Natureza
  • Partes do Set Uhreimur e Midgard
  • Ticket de Quest
  • Pedras de Encantamento de Capas Visuais

 

"Mas Sena, estes são itens que devem ser obtidos através das instâncias, e não através da WoE..."

- Na verdade, estes são alguns itens relativamente úteis. O fato de ser possível obtê-los na Guerra do Emperium a torna mais atrativa já que os vencedores - e detentores do castelo - não precisariam passar horas exaustivas farmando as instâncias para conseguir os itens, tendo certa vantagem dentro do jogo.

--

Peço à comunidade, que deixe sugestões pra movimentar ainda mais a WoE, sendo elas sobre recompensas ou outras alternativas. 

Editado por Rei Sena
  • Like 3
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1
Por favor, por uma woe com drops que dê vontade de jogar!

E seria possível tirar esse sistema de economia nos castelos? Ou pelo menos que não seja tão fácil cair essa economia.

Editado por Xuan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso meu mano, a revisão de drops é importante.

Numa economia um tanto quanto inflacionada, faz TOTAL SENTIDO mudar. E isso que vc sugeriu é algo bem balanceado.

WoE é algo que envolve muita gente, movimenta tudo, melhoraria o servidor. Quantos players tem quitado recentemente? O pessoal de vez em quando aparece pra fazer eventinho e SÓ. Isso ai não traz player antigo de volta, nem muito player novo.

-> Sugestão para enriquecer a discussão:

Tentem marcar todos líderes/cabeças de clã nesse post.

Vejo que muita gente acaba por não comentar os inúmeros tópicos de sugestões que existem por causa de rixas. Além disso, como vimos nos resumos de WoE recentemente, pessoal nem vê que houve uma reclamação prévia. Ou é treta, ou alienação quanto ao que ocorre no fórum e na comunidade do jogo.

Já vi tópicos muito ricos em conteúdo para a melhoria do server, como vários criados pelo @Rei Sena@Coala, entre outros, que, apesar de a staff ver, não há discussão ampla do que foi sugerido entre a comunidade do game(os jogadores).

Não adianta a sugestão ser boa, a comunidade do game tem que se engajar na discussão, pra comentar, adicionar, criticar, corrigir as sugestões. Ai a staff veria a relevância do tópico, que seria algo que vários players, independente de tag, estariam discutindo. 

FALTA ENGAJAMENTO

Se vocês acharem válido, MARQUEM AI. Acho que essa melhoria é muito fácil de haver consenso entre os players. A treta entre alguns players pode ser enorme, mas duvido que esse é um ponto em que deixariam de concordar!!!! 

PS: essa parte é pra STAFF. Alguns membros do time têm sido cuidadosos em comentar os tópicos que estão em discussão. Isso já é legal que, diferentemente de antes, pelo menos temos o feedback que aquilo foi lido e passado pra frente. Contudo, acho que ainda falta um feedback contínuo, para alertar se algo foi desconsiderado ou considerado de forma diferente. Isso ai pouparia HORAS E MAIS HORAS de esforço de vários players, e de vocês também. Dialoguem mais com a comunidade. Criem vocês os tópicos pra levantar opiniões dos players. Isso ai vai gerar mais engajamento. Sei que de início toma muito tempo ir criando esses "canais de comunicação", pois todos tem a vida atolada. Mas isso só trará bons frutos pra vcs e pros players! Ragnarok é um jogo que a gnt ama e esse é o servidor private mais duradouro que existe. Chega a ser inacreditável a quantidade de histórias que esse server já criou.  Bom, é isso, só uma crítica construtiva, espero que não levem a mal. @ADM Lynne @ADM Shadow @DEV Wolf @DEV Sabonete Azul @GM Blair @GM Zuko

Editado por Delamir
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o UP na premiação das GdE.

Algumas sugestões de prêmios:

Emblemas da Batalha Campal
Vip Integral de 2 dias (porcentagem baixa, para não afetar a economia)
Emblemas do Caçador
Caixa de Relíquias
Caixa de Pandora (não se vê mais símbolos como antigamente, e são necessários em muitas quests de @go 15) 
Galho Sangrento
Elunium e Oridecon Enriquecido (porcentagem baixa, para não afetar a economia)
Conversor de Visual (porcentagem baixa)
Cartão de Troca de Nome
Ticket de Quest
Aquele ticket que recupera o daily

Além dos drops que já costumam vir nos baús!!!!!!!

Não acho que tais prêmios são a maior força motivadora dos players que jogam WoE, até porque é possível dropar muitos desses itens na Fenda também, e nem por isso é algo que todos jogam todo dia, com afinco e dedicação. A motivação da GdE é quase o mesmo feelling do PvP, algo que envolve o íntimo, o ego etc. Mas de fato, a melhoria na recompensa tem relação direta com a participação e movimentação nas guerras, principalmente para novatos e futuros líderes de guild que precisam de um incentivo.

Aproveitando a oportunidade e preocupação com as WoEs do Fênix, peço que reconsiderem a questão do castelo 2.

Não há quantidade de clãs suficientes para dar a devida utilidade para DOIS castelos em cada WoE. Pelo ao contrário, todos brigam pelo castelo principal que garante 1 semana de liderança, e recorrem ao segundo apenas em caso de desespero. Esse castelo secundário tem apenas uma utilidade desde que foi implementado:

image.png.075c62e8274bb95435c4318835a46dd0.png

A concorrência pelo ranking BK, que recompensa o top breaker com 1k de créditos no final do mês.

Percebam o quanto isso é desproporcional. Além do fato de ainda ser dia 19 e eu estar no topo com 81 emps, jogando SOZINHO apenas de terça e quinta, me respondam: Qual breaker se sente motivado em participar de um clã de verdade e realmente CONQUISTAR a Emperium, sabendo que outros vão passá-lo facilmente jogando sozinho no castelo 2? Isso na real inutiliza o real bk de um clã.

Esse ranking era pra premiar aquele jogador que faz por merecer, que joga as woes, que se filia a um clã, ou que mesmo sozinho conquistou seu espaço de forma legítima. Porém isso nunca será possível com uma Emperium disponível em outro warp, que na maioria das vezes não tem defesa.

Então por favor, cancelem o castelo 2. Não precisa ser definitivo, ele pode voltar quando tiver clãs para isso.

+1 para o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1
Sinceramente, achei uma ótima sugestão porém, temo que seja mais um tópico onde os players mostrem coisas em déficit no servidor e esse mesmo tópico crie teias de areia e se perca porque ninguém da staff deu a devida atenção ou deu um parecer raso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Coala disse:

Elunium e Oridecon Enriquecido (porcentagem baixa, para não afetar a economia)

Nesse caso eu discordo. Não acho que deveria ser uma porcentagem baixa.

Como eu disse, a ideia da Guerra do Emperium era pra ser o maior desafio, uma forma de conseguir recompensas incríveis. É assim que é no servidor original e por isso a guerra lá nunca está parada.

Eu sei que a gente nao joga pelas recompensas... mas isso é justamente um problema. A WoE, por ser o ultimo dos desafios do jogo, deveria ser atrativa pros jogadores do End Game, e ela não é. Colocar 0,0001% de chance de vir um dos únicos itens realmente úteis pro late players entre os quais eu citei, não vai mudar nada. 

A WoE atualmente é tão insignificante que a primeira reação de um clã ao ver outro mais forte é abandoná-la e esperar que o clã mais forte se retire. E este, se retira porque a WoE atualmente é só um esporte, nao faz sentido sem inimigos. Porém, coloque algumas recompensas capazes de realmente dar vantagem no jogo ao clã que melhor movimentou recursos (humanos ou não) e a situação muda. Se o inimigo jogar a toalha, melhor ainda! Eu gasto menos recurso e pego minha tão valiosa recompensa.

Sinceramente? Pra o que a WoE é no servidor original eu ainda acredito que minhas recompensas sugeridas estão fracas.

Repito: esse é pra ser o maior desafio do jogo. Olha quantos players isso movimenta... Coloquem uma recompensa digna pros vencedores do end game do jogo e verão a diferença tanto no curto prazo quanto no longo.

 

Editado por Rei Sena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Coala disse:

Então por favor, cancelem o castelo 2.

Isso aqui eu era contra. Venho de um tempo onde tinha 4 castelos ativos por WoE aqui no WorldRag... resumir isso a 1 me dói. Entretanto, seus argumentos me convenceram, de coração. Faz realmente muito sentido o que você disse. Talvez, inclusive, se aliar a revisão de drops e apenas um castelo disponível, a gente tenha resultados ainda melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Rei Sena disse:

A WoE atualmente é tão insignificante que a primeira reação de um clã ao ver outro mais forte é abandoná-la e esperar que o clã mais forte se retire. E este, se retira porque a WoE atualmente é só um esporte, nao faz sentido sem inimigos. Porém, coloque algumas recompensas capazes de realmente dar vantagem no jogo ao clã que melhor movimentou recursos (humanos ou não) e a situação muda. Se o inimigo jogar a toalha, melhor ainda! Eu gasto menos recurso e pego minha tão valiosa recompensa.

Sinceramente? Pra o que a WoE é no servidor original eu ainda acredito que minhas recompensas sugeridas estão fracas.

Você é tudo para mim, entenda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei essa premiação um pouco too much. Gosto da ideia da roleta que temos atualmente. Talvez fosse o caso de introduzir esses prêmios na roleta e mudar as chances de drop de alguns itens. Assim facilita, mas nem tanto.
Tem que tomar muito cuidado com a escolha dos itens. Se não, acaba como todos os eventos de hoje em dia, que dão como premiação equips e os mesmos acabam desvalorizando absurdamente e lotando o servidor. 

Enfim. Assim como o ano passado, no retrasado e em todos os anos anteriores, eu apoio a mudança.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Rei Sena disse:

Nesse caso eu discordo. Não acho que deveria ser uma porcentagem baixa.

Nesse ponto eu concordo hj temos como pagamento a arca da virtude do pós woe como pagamento ( perdão se o nome tiver errado) e tipo o elunium está lá mas numa porcentagem absurdamente baixa oq n mudo nada sobre a movimentação das woes

E lendo esse tópico eu me questiono pq realmente n tornar mais acessível o acesso a esses ítens no pagamento pós woe? 

Bons motivos não faltam.

1 mais players sem distinção se é novato ou veterano estariam motivados a criar clãs para jogar as guerras para ter esses itens e refinar seus equipamentos os valorizando pra uso próprio ou para comercialização. 

2 isso é muito bom em termos de divulgação pras redes socias do servidor uma boa woe movimentada chama atenção tanto de novos players que sempre chegam e criam tópicos de apresentação no fórum a procura de clã como daqueles veteranos que não estão mais afim de jogar pq atualmente n vale a pena lembrando que como foi falado existem outras motivações para se jogar uma boa guerra mas um bom pagamento é atrativo e isso é inegável.

 

Obs. É nessas horas quando estamos discutindo um assunto que benefícia a comunidade os outros clãs apareçam pra discutir, isso é benéfico pra todo mundo.

 

 

 

Esse tópico é muito bom 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Alita disse:

Gosto da ideia da roleta que temos atualmente. Talvez fosse o caso de introduzir esses prêmios na roleta e mudar as chances de drop de alguns itens.

Não concordo, amiga. A roleta é algo que todos têm acesso, ganhando ou perdendo a guerra.

A idéia era justamente beneficiar quem ganha o castelo, que atualmente não tem compensação alguma além de provocar os outros no fórum.

Já viu como funciona no bRO? Lá tem itens exclusivos que só podem ser feitos pelos vencedores da guerra. E esses itens são incríveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas uma correção aqui.

A fenda da Desolação seria prejudicada nesse caso teria q ter mesmo uma porcentagem baixa nas caixas

Os 7s de midgard e uheimur ficariam acessíveis, os 7s da natureza praticamente n seriam mais comercializados pq o preço ia cair mais ainda.

Tickets de quest faz total sentido ter como opção no pagamento.

As pedras de encantamento ficariam mais acessíveis oq é muito bom pq pra conseguir isso é um s4co.

Adicionaria nesse pagamento itens que serve pra fazer a quest dos eluniuns.

Graveto de visco, pedras preciosas e etc.

 

Pensei melhor ainda sou super a favor dessa modificação desde que seja feita com cuidado.

 

 

=(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Rei Sena disse:

Não concordo, amiga. A roleta é algo que todos têm acesso, ganhando ou perdendo a guerra.

Amigo, acredito que o upgrade deve ser feito tanto para premiação automática quanto uma existência de premiação para o clã que ficou com castelo, com uma pequena diferença para o ganhador para que no final a hegemonia desses itens não fiquem com um determinado clã

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Melodrama disse:

Amigo, acredito que o upgrade deve ser feito tanto para premiação automática quanto uma existência de premiação para o clã que ficou com castelo, com uma pequena diferença para o ganhador para que no final a hegemonia desses itens não fiquem com um determinado clã

@Rei Sena do jeito como as coisas funcionam no fênix se o clã que perde o castelo n tiver acesso as melhorias no pagamento mesmo perdendo aí que não teremos competitividade

Esse pagamento é por participação da woe que já vale a presença de todos ganhando ou perdendo.

Concordo com o @Melodrama

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Rei Sena disse:

A idéia era justamente beneficiar quem ganha o castelo, que atualmente não tem compensação alguma além de provocar os outros no fórum.

Mas ai temos um problema: beneficiar quem ja é beneficiado. Porque todo mundo aqui sabe quem são os players que sempre ganham e dominam as woes.

As panelinhas no WR são um caso seríssimo! rs

Eu não apoio ter um beneficio ESPECIAL só para quem ganha o castelo. Os clãs de novatos ou mais humildes, também merecem receber uma boa premiação e não uma reliquia que vale 50kk. Em quanto quem ganha castelo recebe enriquecido de 10b

kkkkkkkk

 

35 minutos atrás, Rei Sena disse:

Já viu como funciona no bRO? Lá tem itens exclusivos que só podem ser feitos pelos vencedores da guerra. E esses itens são incríveis.

Desculpa, mas pra mim, nem de longe da pra comprar o WR com o BRO. Começando pelo numero de players REALMENTE ativos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rei Sena disse:

Nesse caso eu discordo. Não acho que deveria ser uma porcentagem baixa.

Como eu disse, a ideia da Guerra do Emperium era pra ser o maior desafio, uma forma de conseguir recompensas incríveis. É assim que é no servidor original e por isso a guerra lá nunca está parada.

Eu sei que a gente nao joga pelas recompensas... mas isso é justamente um problema. A WoE, por ser o ultimo dos desafios do jogo, deveria ser atrativa pros jogadores do End Game, e ela não é. Colocar 0,0001% de chance de vir um dos únicos itens realmente úteis pro late players entre os quais eu citei, não vai mudar nada. 

A WoE atualmente é tão insignificante que a primeira reação de um clã ao ver outro mais forte é abandoná-la e esperar que o clã mais forte se retire. E este, se retira porque a WoE atualmente é só um esporte, nao faz sentido sem inimigos. Porém, coloque algumas recompensas capazes de realmente dar vantagem no jogo ao clã que melhor movimentou recursos (humanos ou não) e a situação muda. Se o inimigo jogar a toalha, melhor ainda! Eu gasto menos recurso e pego minha tão valiosa recompensa.

Sinceramente? Pra o que a WoE é no servidor original eu ainda acredito que minhas recompensas sugeridas estão fracas.

Repito: esse é pra ser o maior desafio do jogo. Olha quantos players isso movimenta... Coloquem uma recompensa digna pros vencedores do end game do jogo e verão a diferença tanto no curto prazo quanto no longo.

 

Eu entendi seu ponto, mas acho um pouco surreal imaginar que funcionaria da mesma forma que o BrO. Lá no Original tem muitos outros motivos que movimentam as guerras, são mais de 25 clãs ativos, e ainda ocorre competições internas valendo dinheiro, entre outros benefícios que de fato compensam jogar a guerra, além de que é o server original, com abrangência muito maior que o WorldRAG. Por isso lá também compensa ter vários castelos ativos por feudo.

Aqui no WorldRAG devemos analisar a realidade. Desde que voltei a jogar em 2018 existem no máximo 3 tipos de clã cheios, e são a MESMA galera de sempre, só mudando o nome da tag e emblema. Acredito que se a STAFF liberar prêmios INCRÍVEIS para a guild vencedora, é intuitivo prever em quais mãos esses prêmios iriam se revezar.

Vale lembrar que o Elunium enriquecido é um item que já costuma vir tanto no baú de sorte (premiação por participação na woe) como também nos baús da sala do mestre para os ganhadores da WoE Titã, de Domingo, mas a quantidade é incapaz de dividir aos membros da guilda.

Vale lembrar também que o pagamento realizado pelo Guild Leader aos demais membros da guild é OPCIONAL. Não é regra o Líder pagar os drops advindos do castelo aos demais membros, tanto que existem guilds que ensinam o pensamento de “jogar porque quer, porque gosta de woe”. Isso leva a discussão para outro ponto: havendo premiações INCRÍVEIS, haveria uma criação de regra pra que esses itens fossem repartidos por igual ao invés de haver apenas o enriquecimento individual? Quem controlaria?

Sou a favor de apenas um UP nas recompensas, tanto para quem participa, quanto para quem vence. Mas essa recompensa deve ser alinhada a economia do servidor, pra não piorar o que já está ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Alita disse:

Mas ai temos um problema: beneficiar quem ja é beneficiado. Porque todo mundo aqui sabe quem são os players que sempre ganham e dominam as woes.

As panelinhas no WR são um caso seríssimo! rs

Eu não apoio ter um beneficio ESPECIAL só para quem ganha o castelo. Os clãs de novatos ou mais humildes, também merecem receber uma boa premiação e não uma reliquia que vale 50kk. Em quanto quem ganha castelo recebe enriquecido de 10b

kkkkkkkk

 

Desculpa, mas pra mim, nem de longe da pra comprar o WR com o BRO. Começando pelo numero de players REALMENTE ativos.

Nesse caso vai continuar sem competitividade alguma. Não ofereça um prêmio pro campeão do UFC e vai ver a várzea que fica. 

É isso que motiva qualquer esporte... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...