Ir para conteúdo

Guia Espiritualista - Att De 06/2016


Seyoo

Posts Recomendados

Apresentação

Bem, eu passei um bom tempo jogando como Espiritualista nesse servidor, em vários “níveis” de acesso a equipamentos. Comecei com quests, fiquei assim por um bom tempo, e mais tarde, passei para os donates. Ter feito todo esse processo me fez absorver muitas potencialidades da classe, assim como descobrir suas principais fraquezas. Já houveram casos de pessoas me procurando, para aprenderem mais sobre a classe, e nunca tive problemas em compartilhar o que desenvolvi nesse tempo. Há bastante tempo eu quero fazer esse tutorial, mas a preguiça sempre impediu. Porém, agora chegou a hora.

O tutorial será simples. Não conterá imagens. Apenas texto. Peço que me desculpem por isso, mas não tenho paciência pra colocar imagem por imagem, e pra essa classe, em especial, as palavras serão muito mais importantes. E aqui, como se trata de uma classe pouco explorada, acabarei tendo que falar bastante, e usando experiências pessoais como bússola.

 

O mais importante, é entender que o Espiritualista é uma classe feita para suporte, que no w-rag, ganhou a possibilidade de ser usada em PVP. Isso significa que existem algumas deficiências, e o número de skills úteis em combate é baixo, se comparado a outras classes.

Como todo mundo sabe, o forte do Espiritualista é como counter de classes mágicas. Porém, isso não significa vitória automática. Existem muitos fatores envolvidos nessa questão, e já vivenciei vários deles, os quais logo listarei.

 

PRÓS E CONTRAS DA CLASSE

 

 

Prós:
1) É a única classe capaz de refletir o dano de magias de área, o que a faz extremamente estratégica em mobs, especialmente na PVP extreme, limitando a liberdade de casters inimigos.

2) Possui uma barreira “invisível”, diferente de Escudo Mágico e Escudo Sagrado. Resiste a apenas um hit, mas esse hit pode ser um Asura, que desperdiçará o SP do alvo (em uma pvp extreme), ou simplesmente te manterá vivo, em uma WoE ou FF.

3) Suporte poderosíssimo. Com a chegada dos anéis específicos da classe, a capacidade de suporte absurdamente aumentada. Não só os Espíritos, que já eram ótimos. Agora é possível usar as habilidades Ka em seus aliados, sem precisar receber espírito pra isso. Um Kaupe bem dado pode impedir que seu companheiro morra para um Asura, e uma Kaite bem dada pode matar um caster inimigo que não esperava receber um reflect daquele seu aliado divestado.

4) Slow eficaz. A skill Eswoo permite que em uma WoE, o Espiritualista possa fazer o papel de slow, causando uma redução de velocidade bem superior à do Não me Abandones, e ainda à distância. Podendo selecionar o alvo mais interessante.

5) Se bem equipado, não toma dano de campal. O set completo, com Manto dos Deuses, oferece uma redução de DEF grande o suficiente pra que campal/vampirus não causem um dano preocupante.

6) Versatilidade elemental. Ataca com magia de acordo com o elemento da arma. Isso significa que você tem acesso a Terra, Vento, Água, Fogo, Fantasma, Sagrado, e, além desses elementos, o Espiritualista é a única classe que consegue usar magia nos elementos Sombrio, Neutro e Veneno (Esmagamento Mágico não conta como Magia, e sim como dano físico). E caso precise usar hits físicos, bater Fantasma e Sagrado mostra-se uma vantagem considerável.

7) Boa defesa contra danos à distância (que não sejam excessivamente rápidos). Kaupe + Cambalhota podem te dar uma boa proteção contra Chute Aéreo, Bomba Ácida, Choque Rápido, rastrear Alvo, Vulcão de Flechas e demais skills que não sigam o aspd.

 

Contras:
1) No Fênix, o dano mágico da classe não faz jus à inteligência dada pelo set. Isso não é um problema no Atlantis.

2) Por não ser uma classe focada no PVP, originalmente, as skills defensivas contra classes físicas deixam a desejar.

3) Em área, ataca em apenas 2 elementos, se estiver com uma Asa que permita o uso de skills. Isso significa que a classe conta apenas com a redução de 10% de def elemental do Cajado de Nidhogg, o que torna fácil que os oponentes fiquem full elemento.

 

EQUIPAMENTOS

Sets de Inteligência/Dano mágico.

 

Introdução: A magia é a maior força do espiritualista. Como no w-rag as skills de prefixo Es afetam jogadores, uma ampla gama de possibilidades vem com essa realidade.

Elmos

Serpente Suprema Azul (Donate mais atualizado. O melhor hat int para a classe, atualmente)

Serpente Suprema Vermelho (Donate antigo, considerado ultrapassado. Bem acessível, por um baixo preço)

Elmo de Kohen (Elmo quest, que me surpreendeu pela qualidade. Falando de experiências pessoais aqui, na minha época, o quest que podia usar era o Hat Olho Mágico Azul. Não era nada agradável)

Todos esses elmos oferecem grandes valores em inteligência, e são úteis para todas as formas de ataque mágico. Esma ou Pergaminhos.

 

Asas

Borboleta Espiritual (Donate, melhor asa para uso de habilidades mágicas. Oferece skills em área, sendo essas Tempestade de Raios e Fúria da Terra, em nível 5.)

Asas do Espírito (Quest. Já fez parte do set antigo da classe. Apesar de ultrapassada pela

Kohen, ainda possui uma utilidade, a qual logo discutiremos. Ela oferece Fúria da Terra e Tempestade de Raios em nível 4.)

Asas de Kohen (Quest. Ótima asa, dá Fúria da Terra e Tempestade de Raios no mesmo nível da Borboleta Espiritual.

 

Meios

Pequena Fada (Donate, faz combo com o set donate mais atualizado. É um ótimo olho, porque além do dano mágico oferecido, oferece um ótimo tank. Por si só, e por combos de set. Além de ignorar 10% da defesa mágica, o que é importantíssimo)

Mochila Misteriosa (Quest. Um ótimo meio, que serve para várias classes. Será um bom investimento, fazê-la)

Mochila Deviling (Donate. Aqui, eu deixo uma observação acerca dessa mochila. Sim, ela oferece um maior ataque mágico em relação à Pequena Fada. Porém, seu uso raramente vale a pena, uma vez que se perde muito tank, e ainda se perde o bônus de ignorar defesa mágica.)

 

Sets Tank/ Redução de dano recebido.

 

Introdução: Uma parte importantíssima em seu arsenal. Um bom set tank é o que te fará sobreviver em numa situação de mob, seja em PVP ou WOE.

 É essencial para jogadores que estejam jogando como suporte no momento. É importante ressaltar que a contagem de redução de dano mais importante é a de dano humanóide, porque ela não pode ser reduzida por itens, como existem equips que reduzem seu tank elemental.

 

Elmos

Boina do Guardião ( Donate. Além dos 10% de tank humanóide e 25 de defesa mágica, oferece 30% de resistência ao elemento neutro. Então, é um equipamento importante ao enfrentar Mestres, Paladinos, Criadores e Ninjas. Cuidado com armas que têm o dano aumentado pela defesa, porque essa boina não oferece redução)

Chapéu de Mario (Donate. Oferece 15% de tank humanóide, 10% de resistência aos elementos neutro e morto vivo, e oferece 10 de defesa mágica. Não é o elmo mais indicado para num Espiritualista)

Espantalho Sombrio (Quest. Por muito tempo, foi meu único elmo tank. Oferece 20% de tank humanóide, 25 de defesa mágica, e reduz 10% da def. É um ótimo elmo pra tankar magia, hits de Lorde, Algoz e Taekwon. Só perde para a Boina do Guardião no tank de danos neutros, porém, não fica muito atrás. Recentemente, comparei esses dois elmos no Atlantis, sendo alvo de Asura, e a BDG tankou apenas 4% a mais. E durante a minha estadia no fênix, tankava Asura do Par Ifrit usando esse elmo).

Boné de Ash (Donate. Um bom tank para magias. Tanka 10% de dano humanóide, 10% de todos os elementos, oferece 30 de defesa mágica e imunidade à petrificação, além de refletir magias de um alvo. É um bom complemento para seu set reflect.)

 

Asas

Asas de Marin (Donate. Uma ótima asa pra tankar tipos variados de dano. Ótima contra magia, flechas, chutes de taekwon e asura/ataque mortal. Ainda oferece imunidade a congelamento, o que permite usar a Pequena Fada como olho tank, economizando seus recursos). Muito cuidado com Campal/Vampirus.

Aura Poring (Quest. Similar às Asas de Marin. A diferença é que a Aura Poring é mais focada em danos à distância, e nesse tipo de dano, ainda tanka um pouco mais. Ela não oferece imunidade a congelamento, e por isso, demanda um olho eu providencie isso).

Asas de Cinza (Donate. Ótima asa para tank, porque oferece 15% e tank humanóide, e ainda dá a chance de refletir magias de um único alvo, livrando-o de possível dano)

Benção de Asgard (Quest. Faz um bom combo com a Boina do Guardião, oferecendo mais 10% de tank neutro, além de seus 10% de dano humanóide. Além disso, os dois itens juntos oferecem a possibilidade de refletir magias de único alvo)

Borboleta Elemental (Quest. Ótima para tankar magias que você não consegue/não quer refletir. Mas te deixa vulnerável a outros tipos de dano, por isso, muito cuidado ao usá-la)

Maldição de Hades (Quest. Asa importantíssima, porque oferece uma redução de 50% em sua def, além de dar 10% de tank humanóide. Essa redução da def te torna extremamente resistente a ataques que têm a sua defesa como fator para aumentar dano, como a famosa “campal”(damascus mercenária B), e o machado Vampirus.

 

Meios

Pequena Fada (Donate. 10% de tank humanóide, não dá imunidade a congelamento, e nem defesa mágica. Permite ver monstros invisíveis e oferece Chama Reveladora.)

Chamas dos Imortais ( 10% de tank humanóide, 20 de defesa mágica, dá imunidade a congela mento, mas não dá visão de monstros invisíveis. É necessário usar Maya Macho.

Byakugan (10% de tank humanóide, permite ver monstros invisíveis, oferece 20 de defesa mágica, mas não protege contra congelamento. Usá-lo apenas quando a asa ou combo de asa/elmo oferecer essa imunidade.

 

Sets força/dano físico.

 

Introdução: “Mas por que diabos vou usar set str, se tenho um set int que me deixa com mais de 100k de ataque mágico?”. Simples: magia é fácil de anular, e em alguns momentos, você precisará usar str. Um professor vai colocar proteger terreno e ficar dando espelho mágico, esperando eu você se mate no reflect ou se frustre. Mas você leu esse tutorial. Você não vai se frustrar, e nem vai se matar no reflect. Vai equipar seu set str e meter a faca. Já houve caso onde eu tive que bater de adaga da boa ventura em um sinx de par Ifrit (o mesmo colocava equips de tank elemental, que não davam combo triplo. Contra atacava com build de esquiva perfeita, e uma vez que o mesmo colocava asa de combo triplo, voltava a usar int). Eu ainda não tinha set str nesse dia. Se tivesse, teria sido bem mais eficaz. Você ainda pode encontrar outro espiritualista no pvp. Tenha isso em mente, sempre. Existirão momentos em que bater tirará mais dano do que magia.

 

Elmos

Valquíria Supremo Prata (Donate. Ótimo elmo, por além de causar um bom dano, oferece 15% de chance de petrificar o alvo, o que força o inimigo a ocupar 2 slots apenas para evitar esse efeito.)

Elmo dos Imortais (Donate. Um bom elmo para ser usado contra oponentes que possuam boa quantidade de esquiva. Possui combos de set, o que sempre ajuda. Oferece 15% de resistência ao elemento fogo, além de imunidade a silêncio e tontura, dois status negativos extremamente irritantes)

Ataduras de Danzo (Quest. Boa quest, bem atual, com atributos eu chegam próximos dos elmos donate. Para elmo quest de str, é a melhor opção.)

Elmo Glorioso (Quest. É bem útil e tem ótimos bônus. Pode substituir o Danzo)

Elmo do Lobo Sanguinário (Donate. Melhor elmo pra ser usar atualmente. Dá 15% de Precisão, 25% de tank ao elemento Fogo, e ainda dá a chance de drenar o HP do alvo, característica essencial em PvP sem pots)

 

Asas

Asas de Hades/Woden (Donates. As duas novas asas de str, eu também ignoram 15% de dois elementos, cada. Sendo Woden Veneno e Sombrio, e Hades Fogo e Vento. Além disso, oferecem 20% de precisão, e combo triplo, que é VITAL para a sua build str, já que no servidor fênix, é fácil atingir 60 de esquiva perfeita, o que significa que 60% dos hit normais passarão no vazio).

Asas dos Imortais ( Donate. Junto do Elmo dos Imortais, permite o uso de combro triplo. Oferece 20% de precisão. Assim como o elmo de seu set, oferece 15% de resistência ao elemento fogo)

Faixa Azul (Quest. Uma boa opção quest para asa com combo triplo, que como já foi falado, é essencial. Não oferece precisão, o eu limita seu uso contra oponentes em builds de agilidade)

Asas do Lobo Sanguinário: Melhor asa STR pra se usar. Ignora defesa a Sombrio, tem a capacidade incrível de drenar o SP do alvo!! Se você tiver muita sorte, essa asa pode ser usada como um "Sifão de Almas" na extreme, pra facilitar o uso de magias em área. Como se não bastasse, ainda dá 10% de redução a dano neutro, que pode subir para 15%, assim como o poder de ataque. É uma asa incrível. 

Existem outras opções de asa. Algumas mais antigas, com e sem combo triplo. Essas são as mais modernas e vantajosas, mas caos seu orçamento ou tempo para quests seja curto, elas podem ser úteis.

Meios

Byakugan (Donate. Além de um tank, oferece combo quádruplo, que é mais uma arma para perfurar a esquiva perfeita dos alvos. Atenção ao congelamento)

Mochila Deviling (Donate. Um ótimo meio para str. Boa força, 10% de dano em humanóides, ainda tanka 5%, oferece 5% de poder de ataque, imunidade a congelamento e permite ver monstros invisíveis. Geralmente será a sua melhor opção para olho str.)

Chamas dos Imortais (Faz combo com o Set, oferecendo ainda mais precisão e tank, em conjunto com a asa (5%).  É uma boa opção, por ser econômica e poder ser usada também como tank)

Mochila Misteriosa (Quest. Dá uma boa numeração em força, e ainda oferece 10% de dano em monstros humanóides, além de fornecer imunidade a congelamento e petrificação. Como opção quest, é uma ótima pedida.

Chamas Vermelhas (Donate. Servirá apenas pra conceder Combo Triplo, em conjunto com o set do Lobo Sanguinário. Essencial no sub Fênix)

Set Reflect/ Físico e Mágico.

 

Introdução: As vezes, refletir é a melhor opção de “ataque”. E é sempre bom investir nisso, quando possível. SL é uma classe que reflete magia com facilidade, afinal, tem skill pra isso. Mas nem sempre essa skill é suficiente, como será explicado com maiores detalhes na skill KAITE. Aqui, listarei alguns equipamentos que serão de grande ajuda, quando você quiser usar essa estratégia.

Elmos

Boné de Ash (Donate. Como já falamos sobre ele, ele reflete magias de um alvo. Muito útil para refletir pergaminhos de espada elemental ou demais magias rápidas.

Elmo Viking Ciano (Quest. Oferece 15% de reflect físico. Se houver um momento em que você terá certeza de que irá morrer, como por exemplo, na eminência de um asura após remoção da armadura, ele é uma boa pedida para tentar levar o oponente junto de você. Mais à frente, falarei melhor dessa possibilidade)

Asas

Asas de Cinza (Donate. Oferece 10% de chance de refletir magias de um alvo. Auxilia muito na hora de se proteger contra espada elemental e outras magias rápidas de mais pra serem refletidas apenas com kaite.)

Asas de Borboleta Azul (Donate. Oferece 10% de reflexão de danos físicos. Com o Elmo Viking Ciano, faz um combo muito bom pra aumentar o valor refletido)

Asas de Summoner Verde Florescente (Quest. Assim como as asas acima, oferece 10% de reflexão de dano físico. E oferece imunidade a congelamento, o que a torna especialmente útil.

Meio

Cachecol Ciano (Quest. Oferece 5% de reflexão de danos físicos)

Outros equipamentos

 

Armas:

Cajado de Nidhogg (Donate. Melhor cajado para se usar no SL. Dá 15% de redução de defesa, o maior ataque mágico entre os cajados, 10% de dano em Esma, e ainda dá algo que é de vital importância para a classe: ignora 10% da defesa do alvo à Terra, Vento e Fogo. Uma vez que a Fúria da Terra e Tempestade de Raios do Espiritualista estão sempre na asa, a classe não pode desfrutar dos benefícios da Asas de Zeus. )

Cajado da Fúria Selvagem (Donate. É um cajado hoje ultrapassado, e por isso, seu preço é bem acessível. Possui bom ataque mágico, e ainda oferece 5% de tank elemental, além de aumentar um pouco o HP)

Cajado da Luz Sagrada (Voto. É um cajado barato, que pode ser comprado por valores bem acessíveis, e possui uma boa qualidade, caso você não possa ter um donate, ou caso esteja em pvp/woe quest)

Varinha Mágica do Feiticeiro (Campal. Agora, esteja atento: o útil é aquele que ignora 25% da defesa mágica do alvo. Tenho uma grande história com esse cajado, porque foi com ele que joguei durante quase toda a minha estadia no Fênix. Pra quem não tem carta Vesper, ele é uma ótima pedida)

Damascus Mercenária B (Campal. Aumenta o dano de acordo com a defesa do alvo. Ótima arma para usar com seu set str)

Cajado de Mystoghan: (Donate. Ótima opção para um cajado STR. Encontrado a baixos preços por aí)

Cajado de Hendryx (Quest. Item que substitui o Cajado da Luz Sagrada. É bom porque reduz a def, diminuindo assim o dano recebido de Damascus mercenária B e demais armas com o mesmo efeito.

Armaduras:

Armadura dos Deuses (Donate. Segunda melhor opção, já que é indestrutível e oferece 9% de HP quando refinada +4)

Armadura das Valquírias (Drop. Ótima armadura, por ser indestrutível. Serve muito bem como armadura secundária, ou primária, caso não tenha a Armadura dos Deuses.

Manto de Seda (NPC vip de GO 11. Ótima armadura pra quando você quer tankar magia, ao invés de refletir. Ela oferece 10 de defesa mágica, e é slotada)

Couraças Elementais (Drop do Pori-Pori.  Ótimas para tankar elementos, e para algo mais, que citarei mais pra frente)

Armadura de Hades: (Donate, limitada. Melhor armadura do jogo. Oferece 12% de hp no +4, o que já supera a armadura dos deuses. Oferece ainda tank humanoide, o que faz uma enorme diferença em altas porcentagens. Para os ousados, o bônus de hp pode chegar a ser overpower, especialmente no Atlantis.)

Armadura da Natureza: (Quest. Ótima armadura, pois oferece um pouco de HP, algo raro. Ela quebra, então, cuidado ao enfrentar classes que são capazes de quebrar armadura)

Armadura de Hades(Donate.  Melhor armadura possível, em conjunto com as Botas de Hades. Oferece tank humanóide e ignora a def inimiga contra Fogo e Fantasma, o que ajuda bastante na Esma com o Vento 5. Em conjunto com as botas do set, oferece 5% de dano mágico, o que sempre será um ótimo bônus.)

Escudos

Escudo de Caziel fundido com Escudo dos Deuses (Donate. melhor opção para escudo. Oferece um HP a mais, reduz o delay de habilidades em 10% e ainda oferece um pouco de reflexão de dano físico. Ironicamente, no Melhor do Wolrdrag Atlantis, foi justamente esse reflect que causou o último dano que meu oponente Algoz recebeu, causando a sua morte. Por isso, esses 5% já são úteis, não os subestime!)

Escudo de Gaia (Donate. Ótimo para ser usado com Carta Maya, por impedir eu seu personagem seja empurrado. Facilita a morte de oponentes eu usem Trovão de Júpiter)

Escudo das Valquírias (Drop. Ótimo escudo para tankar em woe. Oferece 20% de redução de dano de fogo, água, sombrio e morto-vivo, além de oferecer 5 de defesa mágica)

Escudo Resistente: (Donate. Imunidade a coma. Sem mais. Pode ser fundido com Escudo dos Deuses, para oferecer +10% de tank elemental)
Escudo Reforçado (Quest. 50% de imunidade ao coma)

Escudo da Natureza (Quest. Escudo maravilhoso. tank elemental, def mágica. Pode ser fundido com escudo reforçado, para oferecer imunidade ao coma)

Escudo de Hades (Donate. Ótimo escudo, por vários motivos. Ele dá INT, e aumenta o alcance das skills, o que pode fazer toda a diferença. No Atlantis, o Caziel ainda é melhor, pela vitalidade)

Capas

Manto dos Deuses (Donate. De longe a melhor capa para a classe. Ela reduz a defesa em 10%, e aumenta essa redução, de acordo com o refinamento. Isso torna a classe menos suscetível a ser morta para damascus mercenária B e Vampirus.

Pele do Guardião/Capa de Hades (Não é mais dropável/donate temporário. Capas muito boas pra se tankar classes não-neutras. O preço é elevado, mas pode fazer a diferença, com seus 7% de tank de todos os elementos. A Capa de Hades ainda dá um pouco de reflexão de danos à longa distância, o que pode vir a calhar, além de tankar um pouco de dano mágico)

As demais capas acabam não fazendo muita diferença. Manto valk não dá bônus para classe TK.

Capa da Natureza: (Quest. Tank neutro, fantasma, e mais importante: reflect físico. Refletir é importante para o SL, e esse manto dá um reforço útil à classe.)

Manto de Hades(Donate. Muito bom pra se usar contra classes que atacam à distância.)

Sapatos

Botas de Fenriz/Botas de Fenriz Fundidas (Donate. Melhor opção de bota, pois dá o maior aumento de HP e maior velocidade de locomoção.)

Botas Celestiais (Donate. O preço dela é inferior ao da Fenriz. Pode ser útil, caso seja sua única opção no momento. Ou ainda pode ser usada para cartas secundárias, como Gato de Nove  Caudas)

Sleipnir Suprema (Quest. Ótima bota pra tankar magia, por oferecer 10 de defesa mágica. Oferece uma velocidade razoável de locomoção)

Botas da Natureza: (Quest. +5% de hp. O verdadeiro potencial é liberado quando a bota é fundida com a Sleipnir Suprema. A velocidade de movimento torna-se ótima. +25% de hp, com o bônus da defesa mágica. É uma bota maravilhosa, para quem não tem a Fenriz Fundida)

Bota de Hades: (Donate temporário. +35% de HP, +10% de SP, -1% de Def por nível de refinamento, e +1%  de tank humanóide. É uma ótima bota por si só, e além disso, ela faz um combo poderoso com a Armadura de Hades, oferecendo 5% de chance de refletir magias de um alvo, além de 5% de ataque e ataque mágico).

Acessórios

Anel do Espiritualista/Anel Rúnico (Donates. Ótimos acessórios. Adicionam 20% ao dano da Esma, não possuem a limitação dos acessórios do deus Kvasir, que é a de inutilizar as cartas Imp e Siroma, permitindo então um dano elevado em Lanças de Fogo/Gelo. Além disso, conjura sobre o próprio jogador o Espírito do Espiritualista, eu lhe permite usar as skills de prefixo Ka em jogadores de outras classes, o que elevou enormemente a capacidade de suporte da classe. Mesmo com os Anéis de Hades, em mobs, especialmente na extreme, é mais interessante usar esses anéis, pelo suporte)

Anel/Bracelete do Deus Kvasir (Donates. A fusão do Megingjard da Magia com os acessórios dos deuses. Oferecem uma int, e ainda possuem a vantagem de poderem ser usados em outros chars. Possuem a limitação da carta Imp e Siroma, o que reduz a efetividade dos pergaminhos.

Megingjard da Magia (Quest. Pra quem não tem um acessório donate slotado, é uma ótima pedida, caso use a Esma como fonte de ataque. Caso prefira pergaminhos, existem outros acessórios slotados onde pode-se usar Imp e Siroma.

Símbolo do Corvo/ Anel/bracelete do seus Njord (Donates. O odiado corvo. Cada um deles oferece 35 de agilidade e 10% de esquiva. Por que você usaria isso em um espiritualista? Simples. Sabendo que a sua classe possui um grande dano mágico, será comum os oponentes usarem equipamentos de tank elemental e reflect (já cansei de ver gente usando Ash, Borboleta Elemental ou Asas de Cinza, e Cachecol Azul). O oponente usará essa build de tank/reflect, e se achará um gênio por isso. Até ele colocar Símbolos de Jormungand, você terá algum tempo para se mover, tentar remover o escudo, etc)

Anel de Hades (Donate temporário. É um ótimo acessório. Dá a mesma contagem de INT dos anéis específicos para Espiritualista. Cada um oferece 10% de dano mágico. Se você tiver um só, ainda é melhor usar os anéis específicos da classe. Tendo os dois, você consegue 20% de ataque mágico, superando os 10% de dano na Esma. O par de Hades é mais interessante em X1 e em WoE, caso você esteja jogando como causador de dano. )

 

Cartas

Carta Vesper (Ignora 10% da defesa mágica do alvo, cada uma)

Carta Bispo Decadente (Aumenta o dano mágico em monstros humanóides, além de anjos e demônios)

Carta Ghostring (Essencial para resistir a danos neutros, como Asura, Sacrifício, Bomba Ácida e Ataque Mortal).

Cartas Elementais (Zangão Gigante, Leib Olmai, Gato de Folha e Giearth são cartas controversas. Nunca as usei no set Int no fênix, porque elas reduzem o dano das magias mais comuns, e consequentemente, reduzem o dano refletido. PORÉM, elas são úteis para tankar danos físicos com esses elementos encantados, e pode ser muito vantajoso usá-las. Carniçal e Batedor são duas cartas importantíssimas).

Carta Deviling (Vital. Reduz 50% do dano neutro, e aumenta 50% do dano recebido por outros elementos. Essencial para uma build de reflexão mágica)

Carta Alice (Aumenta o dano recebido por monstros não-mvp em 40%. Essencial para reflect físico e mágico.

Carta Amon-ra (Ótima para builds de tank, onde você não quer eu todos os ataques físicos te atinjam em cheio, não quer eu te travem com chicotadas em meio de castelo, etc)

Cartas anti-status (Orc Herói, Marduk, Serpente Suprema, 2xGemini. São cartas importantíssimas para a sua sobrevivência. Mesmo eu você não queira tankar terra, é bom ter uma Giearth pra evitar o status caos(muito causado por Bardos/Ciganas). Outra carta interessante é a Pesadelo, que dá imunidade contra sono.)

Carta Senhor dos Mortos (Ótima para se colocar na arma STR. Inimigos eu atacam SL tendem a usar todos os seus slots para tank elemental. Abuse disso e encha-os de status negativos como Atordoamento, Envenenamento, Maldição e Silêncio. Isso dificultará bastante a vida de seus desafetos.

Carta Plankton (Causa Sono, um status que pouquíssimas pessoas tankam)

Cartas para dano físico (General Tartaruga, Esqueleto Operário, Samurai Encarnado. Cartas bem importantes, pra quando for precisar causar dano físico. A carta Valquíria também é útil, uma vez eu, além de causar dano, conjura Desencantar no alvo (não usá-la em conjunto com Senhor dos Mortos)

Carta Erende Ebedece (Carta vital para confrontos contra Atiradores de Elite e Justiceiros. Ela conjura Escudo Sagrado ao receber dano físico. Porém, leia com atenção: NUNCA a use contra Algoz. Os hits do Algoz farão os escudos aparecerem indiscriminadamente, o que quebrará a cadência de Estun-Esma. Você dá um Estun, a carta conjurará escudo, e pronto. Não conseguirá dar a Esma. Terá eu começar de novo, e dificilmente terá tempo pra isso)

Carta Raydric (Redução de 20% no dano neutro, sem aumentar o dano recebido de outros elementos. Boa carta pra deixar em seu manto principal)

Carta Sapo de Thara (Reduz 30% do dano recebido de monstros humanóides. Vital para o seu escudo principal, e para sua build tank)

Carta Maya (Oferece 30% de chance de refletir magias de um único alvo)

Carta Frus (Oferece refino da armadura x 2 de chance de refletir magias de um único alvo)

Carta Senhor dos Orcs (Reflete 30% do dano físico à curta distância. Ideal para se usar contra Algoz e Lorde, assim como contra Mestre, caso você esteja com pouco HP e perceba eu será asurado, ou esteja com equipamentos uebrados em WoE/pvp FF/WoT )

Carta Gato de Nove Caudas (Oferece 5% de chance de refletir magias de um único alvo, equipa no sapato)

Carta Árvore Maldita (Cada uma oferece 5 de defesa mágica, equipam na cabeça. Cartas pouco usadas no Fênix, mas logo explicarei a lógica delas, na build de defesa mágica).

Cartas Elementais de manto (Poeira, Hode, Jakk, Marte, Isis, Marionete, Névoa. São cartas que reduzem 30% do dano recebido do elemento em questão. São uma boa forma de complementar o tank contra classes que não usem os enormes danos neutros)

Carta Núvem Tóxica (Reduz 10% do dano neutro, e 10% do dano recebido à distância. Sempre bom ter um manto com ela)

Carta Crocodilo (Equipam no acessório. Cada uma reduz 5% do dano físico de longa distância)

Carta Ifrit  (É aqui que as coisas ficam interessantes. Ao receber dano físico, essa carta conjurará a habilidade Terremoto, que é influenciada por ataque mágico, e possui o elemento neutro. E é um dano considerável)

Carta An-Mut (Acrescenta 20% ao dano recebido por monstros humanóides. Importante para a build de reflect)

Existe uma infinidade de cartas. Eu provavelmente me esqueci de várias, porque sou desses, e você provavelmente conhece, ou conhecerá várias outras eu podem ser muito úteis. [/spoiler]

 

Habilidades

 

Falemos agora sobre as skills da classe, sua utilização e quebra de mitos. Não falarei aqui das habilidades de Espírito, e algumas outras, que não são usáveis em pvp/woe.

Kaite: A Skill mais popular da classe. Ela pode refletir magias de 1 alvo, ou magias em área. É uma skill muito útil, porém, ela não é 100% confiável.

Essa skill reflete 3 magias. 3 Trovões de Júpiter, 3 Fúrias da Terra, 3 Lanças de Fogo, 3 hits da Nevasca e por aí vai. É uma skill maravilhosa, mas que possui limites.

O delay baixíssimo de skills como Trovão de Júpiter e a lança de gelo do Ninja permite que, em alguns momentos, o Espiritualista seja atingido, mesmo usando a Kaite a todo o momento. Porém, isso raramente é um problema.

O verdadeiro problema surge quando entram em jogo a Espada Elemental e a Esfera D’água. A Espada atira 4 magias de uma vez. A Kaite bloqueia 3. Como se isso não fosse problema o bastante, a Espada é usada com pergaminhos, que não possuem um delay. A Kaite o possui. Por isso, usar apenas Kaite para rebater o uso da espada Elemental não é uma boa ideia. O mesmo vale para a Esfera D’água, que tem cada hit dos 24 refletido individualmente. São magias rápidas. Mais rápidas do que sua capacidade de renovar a Kaite. Para refletir o pergaminho, é essencial o uso da carta Maya, e dependendo da situação, a Carta Frus também pode ser usada (cuidado ao usá-la contra criadores. Seus altos valores em vit o farão receber um dano absurdo caso ele passe a usar a Bomba Ácida).

Eswoo: O Slow da classe. Ele dura 7 segundos, e afeta apenas um alvo. Eu a utilizava AMPLAMENTE em WoE’s, e sempre a utilizei em PVP. É uma ótima skill, e deve ser usada sempre que possível. Cuidado com Mestres, Paladinos e Lordes, porque cada um deles, à sua maneira, consegue “ignorar” seus efeitos (Paladino tem Canto de Batalha, Mestre tem Passo Etéreo e Lorde tem Avanço Ofensivo).

Kaupe: Permite se esquivar de um ataque físico ou skill. É uma skill muito boa. Ela pode evitar que você seja atingido por Bomba Ácida, se a usar a todo momento (esteja com sua Maya equipada, pois o Criador começará a usar Espada Elemental. E contra essa classe, sempre fique atento ao Eswoo, para que ele não remova sua armadura). Se usada oportunamente, pode forçar um Mestre a desperdiçar seu SP em um Asura mal sucedido, mas fique atento, pois ele tentará tirar a Kaupe antes de asurar (nem preciso dizer que o lag é seu inimigo, nessa hora). Kaupe também pode te proteger de Disparo das Esferas Espirituais, e da Voadora do Mestre Taekwon.

Kaahi: A recuperação de HP é muito pequena, perto do dano causado. Pode ser usada, mas raramente fará diferença.

Eska: Uma skill controversa. Jamais a use em alguém que você pretende atacar usando magias, já que ela aumenta a defesa mágica do alvo. Use-a, porém, quando estiver atacando com set STR e Damascus Mercenária B, uma vez que a defesa física também é aumentada, e logo, o dano da Damascus também aumentará. Também pode ser usada em WOE, pelo mesmo motivo, para auxiliar classes de dano físico mais substancial, como Algozes e Lordes.

Estin/Estun e Esma: As clássicas skills de ataque da classe. A vantagem delas, é o fato de serem influenciadas por Brisa Leve. Ter a possibilidade de atacar Sagrado, Sombrio e Fantasma torna essas skills importantíssimas. O problema está no fato de elas serem sincronizadas. Em uma situação de Lag, pode ser um verdadeiro desafio conseguir atacar com a Esma.

Brisa leve: Skill básica das classes TK. Ela é capaz de encantar a arma (e Esma) com os elementos: Terra, vento, Água, Fogo, Fantasma, Sombrio e Sagrado, nessa ordem. Uma skill essencial, dando ao seu ataque mágico propriedades que não serão tão facilmente tankadas pelos oponentes.

Cambalhota: Pode auxiliar a Kaupe na esquiva de ataques como Bomba Ácida, Esferas Espirituais e Voadora, assim como magias. É bom estar com a mesma sempre ativa.

Corrida: Uma habilidade útil quando não se tem acesso à Bota de Fenriz. Eu, particularmente, a usava em conjunto com Eswoo. Colocava o char pra correr, e na distância certa, slow, para então poder atacar.

CONVIVENDO COM OUTRAS CLASSES

Como já foi falado, o Espiritualista é uma classe feita para suporte, e para PVM (player versus monster). Mas aqui, há a possibilidade de usá-la contra outros jogadores com maior eficácia (há uns anos atrás, em outros servidores, se tu quisesse usar SL, precisaria bater só STR, sem equips próprios pra isso). É uma classe eu possui grandes limitações. Costumo comparar o Espiritualista ao Professor. Os dois atacam de maneira muito similar, porém, o Professor possui mais recursos para PVP do que o Espiritualista. Isso significa que jogar com a classe não é fácil. Os oponentes quase sempre precisarão se esforçar muito menos do que você para atingir resultados. Aqui, falarei sobre algumas dificuldades eu você encontrará no pvp, dependendo da classe

 

Lorde: É uma classe difícil de enfrentar. O set 3rd dá 20% de resistência a todos os elementos, e ainda dá defesa mágica. Isso significa eu o Lorde tanka magia com muita facilidade, estando full ataque. É uma classe difícil de manter longe, por causa do avanço ofensivo. A sua maior esperança será ficar de tank, remover o escudo, e então tentar atropelar na Esma o mais rápido possível. NUNCA. NUNCA >>> NUNCA <<< use escudo de Gaia contra um Lorde, ou você tomará tanto Tyr em um espaço de tempo tão curto, que não saberá mais o caminho de casa.

Paladino: É uma classe chata por causa do canto de batalha. Você terá que usar Eswoo o tempo todo (é mais rápido pra você, usar Eswoo, do que para o paladino, usar canto de batalha e cancelá-lo). Kaupe é uma skill importante, pra evitar o choque rápido, que ataca à distância e pode te travar. Carta Ghostring e Angeling devem ser usadas com muito cuidado. Não adianta tentar remover o escudo, a menos que você sempre consiga tirar de primeira. Fique sempre atento à espada elemental. Se o vir colocando uma asa de inteligência, coloque uma Maya imediatamente.

Mestre-Ferreiro Pouco usado. É uma classe que não tem skills de longo alcance, então, Eswoo é muito efetiva pra manter a distância. Cuidado com magia. O ferreiro provavelmente ficará full elemento/reflect. Talvez, seja interessante usar str em alguns momentos (com corvo). Momentos bem breves, devo ressaltar. Se você passar tempo de mais atacando, ele ficará full dano. Se ele estiver full tank, é uma boa oportunidade para remover o escudo, tomando pouco dano. Atualmente, pode usar o Arremessar Tomahawk, e é possível switar int. 

Criador: Uma classe chata. Especialmente na extreme. Não dá pra remover escudo, mesmo de tank consegue um dano chato na bomba ácida e no pergaminho. Quase sempre estará full terra/vento e reflect contra você. Switar o set str pode ser interessante. Mas cuidado, porque assim como o ferreiro, o criador pode colocar str e te atacar com mamonita, tirando um dano bem maior que o seu. Na pior das hipóteses, terá que tentar atropelar na Esma. Mas é sempre uma luta chata, contra criador.

Atirador de Elite: Eswoo é o segredo. Não deixe que ele se afaste. Se for na arena pvp x1, nunca fique de frente para a ponte. Na pvp extreme, dependerá de um pouco de sorte, de surgir perto dele. Escudo de Gaia ou carta RSX são essenciais. Geralmente é seguro atropelá-los com Esma, mas não se esqueça da carta Frus, que ele provavelmente usará, além do Arco Encantado, que oferece 20% de chance de refletir magias.

Bardo/Cigana: Classe difícil. Tarô pode acabar com seu dano mágico, quebrar seus equipamentos, secar seu SP e se travar com enorme facilidade. Se você for travado, basta o oponente se afastar, e te alvejar em rajada de flechas, e agora, existe o set próprio para vulcão de flechas. Tente sempre remover o escudo. Coloque todos os equips de destreza que tiver, e vá. A cada segundo que passa, mais nerfado você é. Nunca se esqueça de usar o Escudo Resistente. Caso precise, tente atropelar na Esma. Mas se não tiver removido o escudo, será uma situação difícil. Não esqueça o escudo de Gaia, caso o oponente decida usar arco.

 

Algoz: O lag será seu maior inimigo. É necessário saber onde ele está, a todo momento. É uma classe sem ataques à longa distância, e por isso, o eswoo é efetivo. Porém, a furtividade se mostrará incômoda. Se não estiver full terra/vento, tende a ser uma luta fácil. Levando em conta a pvp extreme, claro. Se ele colocar equips que não forneçam combo triplo, prepare equips que te darão esquiva perfeita, e swite o cajado para a adaga da boa ventura assim que ele se aproximar de mais. Pelo menos até você renovar o Eswoo. Com o novo set lâminas, que oferece 25% de resistência a Terra, a Tocaia é um perigo real. Se um Algoz usar Esconderijo perto de você, swite imediatamente para uma armadura com Angeling, e de preferência, coloque uma Aura Poring com 4 cartas Batedor. Isso porque a katar donate é sagrada, e é intuitivo, usar Sombrio em quem está de Angeling.

Desordeiro: Eswoo, sempre. Aqui, muito cuidado deve ser tomado. Ele não pode se afastar de mais, e nem se aproximar de mais. Se ele tiver copiado a voadora do TK, sua vida ficará muito difícil, porque não poderá evitar a remoção total. Especialmente se ele tiver recebido eswoo, porque isso o deixará pequeno, e mesmo na mesma célula, ele conseguirá clicar em você sem dificuldades.  Se ele tentar matar com arco e flecha, tende a ser uma luta fácil. Só não o deixe se afastar de mais, e use Eswoo na primeira oportunidade, pra eu ele nãos e afaste ainda mais. Switar Bispo Decadente e Amon-ra é importante, pra não tomar tanto dano de graça. Tank à distância também é essencial.

MTK/TK: Classes chatas, porque são muito difíceis de clicar, causam muito dano, bugam posição. Têm tudo o que precisam pra serem classificadas como extremamente chatas. Cambalhota e Kaupe podem te livrar da maioria dos chutes. Se o oponente não estiver tankando terra (o que dificilmente acontecerá), poderá matá-lo usando kaupe – kaupe – kaupe – fúria da terra – kaupe – kaupe – kaupe. É difícil, e você tem que ser muito paciente. A barreira de fogo pode ajudar a evitar o bug de posição. Se for possível, pode colocar o maior tank à distância/humanóide possível para tentar remover o escudo, e então tentar atropelar na esma ou pergaminho. Mas saiba que usar esma é difícil, já que o personagem se move muito e ainda buga posição. Como todos sabem, essa é uma classe difícil para todas, com um dano que chega a ser desproporcional ao servidor.

Arquimago: A classe mais fácil de vencer. Mas não cante vitória cedo de mais. Esmagamento mágico, um bom tank terra/vento e reflect mágico podem ser sua ruína. Tenha paciência ao lidar com eles.

Professor: Ele queimará seu SP, colocará proteger terreno e usará espelho mágico. Quase sempre. Alguns, mais ousados, colocarão set reflect e partidão para o str. A sua vantagem, é que você pode contra-atacar não com um set tank, mas full str e com damascus mercenária B. Só tenha bastante atenção para não se distrair, pois ele pode colocar full int e te atropelar com pergaminhos. Esteja sempre ciente disso, e com o dedo na kaite.

Justiceiro: Similar ao Atirador de Elite. A distância será a sua ruína. Porém, cuidado. Ao contrário do sniper, o justiceiro pode usar um escudo e atacar à distância. Então, ele terá Maya e Frus para contra-atacar sua Esma. Use todo o tank à distância que puder, e sempre o mantenha no Eswoo, para que não se afaste.

Ninja: Em FF/WoT, ele provavelmente tentará alternar skills de int e ataque mortal. Use sempre Ghostring e Deviling contra um deles, nessa situação, e esteja sempre pronto para uma Fúria da Terra, ou um Estun, caso ele use o Ataque Mortal. Quando eu comecei a fazer isso, muitos caíam. Era moda na época, jogar de ninja de AM. Porém, rapidamente todos ficaram full terra em seus sets de ataque mortal. Pergaminhos também podem ser úteis nesse momento. Na extreme, é provável que tentem usar shurikens com damascus mercenária B. Jogue todo o seu tank à distância, use Eswoo e parta pra tentar remover o escudo. Sempre use chama reveladora, para impedir que ele fuja com esconderijo. Se não conseguir, um set str pode ser útil. Com Eswoo e chama reveladora, você pode encurralá-lo na parede com certa facilidade, e quando isso acontecer, é só ter atenção para manter a chama reveladora, e para não ser alvejado com int surpresa.

Espiritualista: Como foi mostrado no melhor do wolrdrag 2016 e 2017, tanto Fênix como Atlantis, a melhor forma de vencer outro espiritualista é usando set str. É possível, ainda, usar Estun ou Estin (preferencialmente) para retirar a Kaite, e então dar uma Esma. Mas cuidado com isso. Já usei muito em woes, especialmente no Atlantis, onde a Esma costumava ser “hitkill” com Enlouquecedor e em alvos de pouca vida. Uma estratégia possível, é você usar pergaminhos de cura. Infelizmente, não podem ser usados na extreme. Use dois. Parecerá que você está se curando. Dê um Estun, e rapidamente dê uma Esma. Se o cara não se ligar, ele achará que ainda terá a kaite pra contra atacar. Mas é sempre arriscado atacar assim. Lembre-se sempre disso.

Sumo-Sacerdote: Muito similar ao wizard, mas com Assumptio e Lex Divina. Tenha sempre uma Marduk contra eles.

Mestre: Uma classe chata. Corvo + tank é uma boa pedida para remover o escudo enquanto ele te alveja no disparo das esferas espirituais, provavelmente usando tank elemental e reflect. Nesse momento, Escudo de Gaia pode lhe ser muito útil. Esteja sempre atento ao kaupe. Existe a grande possibilidade de você fazer um asura passar no vazio. Eswoo é importante. Mesmo o mestre possuindo o passo etéreo, ele não pode asurar logo depois de usá-lo. Isso lhe dará tempo para evitar um asura. [/spoiler]

 

Tank mágico / anti-tank mágico.

 

 

Aqui, explicarei duas formas de se lidar com a magia, começando pelo tank mágico.

O Tank mágico pode ser feito de suas formas: tankar elementos, ou elevar a defesa mágica. No Fênix, a build de defesa mágica é pouco usada. No Atlantis, é a única coisa que garante sobrevivência aos ataques de Espiritualista e Super Aprendiz usando o set SL. Como ela funciona? Simples: A defesa mágica, ou DefM, pode ser consultada em seu altq. A que importa é aquela antes do +, que normalmente vai de -50 até 99. É pra driblar essa defesa mágica que as Vespers servem. Um cara sem Vesper daria miss em qualquer magia lançada contra alguém de DefM 99. E ela reduz igualmente a todas, independente do elemento. É especialmente útil para WoE, onde não se pode usar um tank elemental muito restrito, sem ficar vulnerável a outros ataques. Aqui, darei uma sugestão para um tank mágico e físico. É apenas uma sugestão. Teste aí em uma WoE, e veja se servirá pra você.

Elmo: Espantalho Sombrio. -20% dano humanóide, -10% def, +25 DefM

Asa: Asas de Marin. -10% dano humanóide. -15% dano à distância(magia entra aqui), -5% de todos os elementos. Se necessário, Switar Maldição de Hades. (-10% humanóide, -50% def)

Olho: Chamas dos Imortais. -10% dano humanóide, +20 DefM. Usar Maya Macho.

Escudo das Valquírias com Sapo de Thara.

Switar sempre Adaga sinistra e faca de combate.

Armadura com Ghostring.

Sapato com Amon-Ra

Manto dos Deuses com Raydric.

Pra completar, você precisará colocar árvore maldita até completar 99 de DefM. Com isso, você já fira imune à petrificação e congelamento. Não precisa gastar slot com gemini. Você ainda tomará algum dano mágico, se o oponente tiver Vesper. Mas será um dano insignificante, especialmente no fênix. Não precisará se preocupar com Asura. No Atlantis, meu personagem tem 1/8 do HP que possuía no Fênix, e os ataques têm em torno de 57% do poder dos do fênix (Fênix, status 600. Atlantis, 350). Ou seja, uma relação bem desproporcional. Mas mesmo assim, um asura full não chega a ser preocupante ao meu HP. No fênix, com certeza também não será. E eu sei disso, porque com um set similar, tankava asura de par ifrit.

Agora, existe a outra extremidade, que é o anti-tank. Nesse momento, você tentará aumentar o máximo possível do dano que receberá. Serve pra magia, mas também serve pra asura. Porém, evite ao máximo receber danos físicos. O propósito dessa build é matar wizards com apenas um reflect de magia. Um Trovão de Jupter, uma Chuva de Meteoros, etc. A build já foi testada no Fênix e no Atlantis, e funcionou nos dois. É especialmente útil em woes, quando tem aquele wizard limpando a galera. Geralmente, essa build termina no sacrifício de quem a usa. Prepare-se para ser um mártir. Partes dela também podem ser usadas na extreme, pra aproveitar as skills em área nos mobs da vida.

É interessante você colocar também um reflect físico, porque é quase força do universo: uma vez que você se prepara pra contra-atacar magia, um Mestre surge ao seu lado pra asurar. Isso garante que você, pelo menos, leve o danado. Os equips da build completa e com MÁXIMA eficácia são:

Elmo: Elmo Viking Ciano (15% de reflect físico)

Asa: Asas do Espírito (+10% de dano recebido, físico e mágico)

Olho: Cachecol Ciano (5% de reflect físico).

Armadura: Aqui, serão úteis as Couraças Elementais. Pra contra-atacar Trovão de Júpiter, você precisará usar Couraça de água. Pra contra-atacar chuva de meteoros, Couraça de terra. Sempre levando em conta o que você precisará enfrentar.  Ghostring é útil para rebater Vulcão Napalm. Tirando a armadura com GR, tenha sempre Senhor dos Orcs, pra levar com você um Mestre indesejado.

Escudo: Se possível, Caziel não fundido com carta Alice(+40% de dano recebido de outros players). Mas como Caziel é algo caro para uma build tão restrita, qualquer escudo que não tanque nada é útil.

Manto: Qualquer um com carta Deviling, que aumentará 50% o dano de elementos que não sejam neutro.

Bota: Qualquer uma que dê velocidade, com An-Mut
Não use qualquer carta elemental na cabeça.  Obviamente, você poderá ficar manjado. Se isso acontecer, deixe de lado o Elmo Viking e a Asa do Espírito. Deixe as asas do set int donate. Mas não use a Pequena Fada, porque ela dará tank. Funcionará uase tão bem quanto, mas a morte ainda será garantida.

Nessa build, Algoz e Lorde serão seus piores inimigos. Corra deles como o diabo corre da cruz.

 

ESTRATÉGIAS DE MOB/WOE

 

Os novos anéis do SL trouxeram grandes possibilidades de suporte. Esteja sempre atento a isso. Uma vez naquele belo mob na extreme, esteja ciente dos confrontos que estão acontecendo. Abuse de Kaupe em seus companheiros visados por MTK ou Champ. Kaite nos que estiverem sendo atacados por magia. Em WOE, isso também é útil.

Eswoo é uma skill sagrada. Maior parte de minha atuação nas WoEs do Fênix foi usando mais Eswoo do que Esma, travando pessoas específicas com uma eficácia superior à de dancers (eswoo deixa mais lento, pega à distância). No pvp, use-a sempre.

Usando apenas o Eswoo, você pode quebrar o fluxo de um clã, deixando alguns passarem, e segurando outros. Isso faz com eu eles cheguem divididos ao resto de seu clã. É uma estratégia importante e que sempre se mostrou útil em defesa, embora também possa ser usada na bandeira dos oponentes, caso seu clã esteja atacando. O SL tem esse potencial. Ele é slow, suporte e dano. Esteja apto a travar seus inimigos, proteger seus companheiros e atacar aos seus inimigos, e você será um bom Espiritualista em WoE.

 

Sugestão para set full ataque. (PvP)

 

 

Falaremos aqui sobre uma sugestão (com variações) para ser full ataque, a ser usado em pvp (FF, Extreme e WoT). Obviamente, como todos sabemos, builds são uma coisa pessoal, e as possibilidades são infinitas. No entanto, existem algumas construções que podem apresentar vantagens em todos os lugares, e é sempre bom falar sobre elas.

Começando com os itens TOPO.

Serpente Suprema Azul, Borboleta Espiritual, Pequena Fada. Evite usar a Mochila Deviling em PvP, a menos que seja sua única opção no momento (por não ter o set completo, ou por ter Faraós nela, etc). A Pequena Fada parece ser um item simples e dispensável, mas o combo que faz com o resto do set é incrível.

Build de cartas: Primeiro, foque nas cartas anti-status. Você provavelmente gastará 5 slots com isso (Orc Herói, Marduk, Serpente Suprema e duas Gemini). Isso te deixará com 7 slots restantes. Neles, você pode colocar uma carta anti-status de cada, e repetir uma. Sugiro que a repetida seja a Leib, por causa da nova maça de Champ, que ignora resistência a fogo, e com certeza será a primeira aposta de elemento da maioria. É importante que você tenha a Gieart, por causa da imunidade ao Caos, algo importante na luta contra um Bardo).

A sua build elemental não deve ser pautada na magia. Ela deve ser refletida, e não tankada. Deve ter em mente que a build é pra amenizar o dano de hits de sinx, lk, disparo, etc.

No Atlantis, só as Gemini serão necessárias como anti-status. Isso dá mais 3 slots para repetir tank elemental.

Arma: A arma deve ser, de preferência, o Cajado de Nidhogg. Se não for possível, Fúria Selvagem, Mystoghan, Cajado da Luz Sagrada e Varinha Mágica do Feiticeiro (campal, a que ignora DEFM) podem ser usados.

Build de cartas: Aqui, nos deparamos com algo que é quase regra no servidor: 4 Vesper. É um bom arranjo? É. Porém, não é o único. Venho aqui lhes falar de uma possibilidade muito pouco usada: Três Vesper e uma Cavaleiro da Tempestade. Por que essa Cavaleiro da Tempestade? Porque ela dá Nevasca (nível 1) quando você realiza ataque físico (ou tem reflect físico), além de oferecer chance de congelar o alvo.

O nível é 1? É. Porém, no Atlantis, consegui um dano de 65k por hit com essa Nevasca, em um alvo paladino full ataque com 30% de redução de dano de água. Para o HP que em média chega a 1kk desse sub, é um dano considerável, e no fênix, ainda faria diferença, especialmente na extreme.

Normalmente, oponentes apostam no tank Terra/Vento, quando vão atacar um Espiritualista. Essa Nevasca pode surpreendê-los com um dano considerável. E caso estejam usando uma build que congele (Ash, BB elemental e Cachecol Azul), você poderá ganhar uma chance de remover o escudo, enquanto o alvo está congelado.

Essa Vesper fará muita falta? Normalmente não. O set SL já ignora 10% da defm. Porém, esse arranjo de cartas é bom contra classes que causem dano físico. Contra classes mágicas, creator, e classes de longa distância (caso você não tenha Capa de Hades), é interessante apostar na build full Vesper.

Escudo: Para essa build, você deverá usar Caziel. Ele oferece reflect físico, o que possibilita a ativação da Nevasca, e de mais coisas que logo comentarei. Thara ou Besouro Chifre deverão ser as cartas equipadas, dependendo do oponentes.

Manto: Manto dos Deuses ou Capa de Hades. Manto dos deuses, por baixar a defesa. Anula a Vampirus e a Campal. Capa de Hades, mais pra refletir o dano à distância, e assim ativar a Nevasca. As cartas devem ser Raydric e/ou Nuvem Tóxica.

Armadura: Hades ou dos Deuses, de preferência. Se não for possível, a boa e velha Valk está sempre aí para nos ajudar. Tao Gunka, Ghostring, Frus e Senhor dos Orcs são as cartas que devemos considerar usar em nossas armaduras.

No Fênix, sempre que formos contra Sinx ou LK, é interessante começarmos já com a Senhor dos Orcs. O reflect de 30% significa que 1,2kk do HP do alvo serão sugados apenas pelo reflect que ele tomará. Na extreme, é uma estratégia essencial.

Sapato: Preferência por Hades, Greva do deus Dag, Sleipnir fundida com Botas da Natureza. É sempre bom ter um com Bispo Decadente e um com Amon-Ra.

Acessórios: Par de anéis SL, ou Megin Int fundido. É essencial que hajam SLOTS.

Em um dos acessórios, você colocará a carta Ifrit, que causa, durante o ataque físico, a skill Terremoto, que causa um ataque mágico de 3 hits no elemento neutro, com um dano considerável, e mais importância, inesperado.

No outro acessório, você colocará uma carta Xamã do Vento, que dará a skill Trovão de Júpiter quando você atacar fisicamente, afastando oponentes que consigam colar em você. Especialmente Algozes. É uma carta especialmente importante no sub Atlantis, onde o Algoz é uma classe extremamente forte.

É necessário usar o Caziel, para que você reflita dano físico e ative essas habilidades, assim como a Nevasca.

Em resumo:

Cabeça: Serpente Suprema Azul, Borboleta Suprema, Pequena Fada. Colocar anti-status e dividir o resto dos slots entre tank elemental.

Arma: Nidhogg com 3 Vesper e uma Cavaleiro da Tempestade.

Armadura: Deuses/Hades com Tao Gunka ou GR *dependendo do sub), com armaduras secundárias com Frus e Senhor dos Orcs.

Manto: Manto dos Deuses ou Capa de Hades, com Raydric e Núvem Tóxica, respectivamente.

Escudo: Caziel (de preferência fundido), com Thara ou Besouro Chifre.

Sapato: Dag/Hades/Fenriz/Natureza com Bispo, e outro com Amon-ra.

Acessórios: Anéis SL ou Megins int fundidos, um com Ifrit, e outro com Xamã do Vento.

Em resumo, essa é uma build pra ter um tank equilibrado contra as classes físicas, e impedir que classes como Algoz e Lorde colem em seu char com facilidade, afastando-os com Nevasca e Trovão de Júpiter, e causando um dano descomunal com Terremoto (embora a Nevasca também seja forte).

Editado por Seyoo
  • Like 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WOOOOW Nice Seyoo!!
Eu estou encantado com a classe meu caro, olha que eu já experimentei todas e por ultimo foi SL. Realmente, pra mim está sendo a melhor classe, me identifico muito. Esse tutorial deu um gás a mais!

 

Valeu pelo tutorial irmão! :amor: :amor:

Editado por xManCHa
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí sim Seyoo Safadão kkkkkk parabéns, conseguiu vencer a preguiça, quem sabe eu me animo para fazer o de Mestre-Ferreiro que estou prometendo desde 2014, quem sabe também já aproveito e faço a do SA também kkkkkk.

+Uns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhuuuuuuuuu, nem li mais mitou KKKKKKK só por fazer algo que non tem KKKKKK


Bota umas Imagi ae, dá um upgrade no upgrade KKKKK


Só non bota a minha cor de roupa, pq non gosto de R.I.Ps obg de nd KKKKKKK


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Link é meu char favorito!!! Parabéns pelo guia. Achei bem didático, fácil entender e completo!! :D

Eu comecei a fazer um em 2011, mas acabei deixando de lado kkk...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Excelente Guia Seyoo, parabéns vassila1.

 

Pederia acrescentar uma carta na sua build anti-tank que eu achei que seria interessante. Essa carta equipa no sapato e achei que seria uma boa.

 

Carta Am Mut

Recebe 10% a mais de Pontos de Experiência de monstros do tipo Humanoide.
Recebe 20% a mais de dano de monstros do tipo Humanoide.

Classe: Carta
Utilização: Calçado
Peso: 1

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...