AGL Posted October 11 Report Share Posted October 11 (edited) Boa noite a todos! Tudo bem com vocês? Venho através deste post compartilhar algumas ideias sobre como podemos revitalizar a classe Mestre-Ferreiro no servidor. Tenho acompanhado as atualizações que vocês vêm fazendo para melhorar a classe — e acho isso excelente! Porém, acredito que ainda falta um toque vindo de quem joga com ela na prática, indo além das descrições teóricas dos itens. Mas... por que o Mestre-Ferreiro? Bom, sempre gostei muito da classe — acho o estilo de quebrar equipamentos algo único (mesmo com o comando @repairall disponível). Porém, é uma das classes que menos vejo em destaque em PvP, WoE ou eventos em geral. Antes de listar as ideias em si, queria reforçar que o mais importante é dar o primeiro passo — e por que não começar com essa classe que vocês já vêm tentando aprimorar há tanto tempo? E, no fim das contas, o que todos queremos é um PvP/WoE equilibrado, onde todas as classes tenham espaço e onde a composição das equipes varie conforme a estratégia, não apenas quem tem mais Snipers ou Bardos. @ADM Shadow @DEV Wolf @GM Adam @GM Azrael @GM Muzan @GM Sentinel @GM Spark Vantagens: Dano bruto muito alto; Possibilita encantar a arma com a propriedade Fantasma, sendo um grande coringa para PvP/WoE's; Mecânica única de quebrar Elmos e Armaduras dos inimigos; Desvantagens: Classe com uma resistência geral MUITO baixa, toma muito dano de todas as fontes mesmo estando com set full tanque; Péssimo contra classes de curto alcance, pois a classe necessita de muita VIT para atingir o valor máximo de 4kk de HP, consequentemente tendo a DEF muito alta e tomando muito dano para classes que usam Adaga Nebulosa (basicamente todas classes de curto alcance do jogo); Péssimo contra classes de longo alcance, por mais que a classe tenha o Set Gigante possibilitando não ser empurrado para trás e não ficar preso em armadilhas, o Set tem uma resistência muito fraca comparado com o dano ABSURDO das classes metas atuais, sendo mais viável ficar preso em armadilhas com um Set Tanque Padrão do que equipar o Set Gigante e morrer em menos de 5 segundos (fora o fato de que com esse set equipado, ao ativar o efeito que é o "diferencial" do set, você fica impossibilitado de dar a habilidade Cavalo-de-Pa que é justamente a habilidade principal da classe) Classe com mobilidade extremamente reduzida, possui a mesma velocidade de movimento de todas as outras classes, e não tem nenhuma habilidade que facilita chegar no inimigo, diferentemente de TODAS as outras classes de dano físico de curto alcance, por exemplo: Lorde com Avanço , Mestre com Passo Etéreo , Assassino com Furtividade e Recuar , Taekwon com Chute Aéreo e até o Paladino que por mais que não tenha avanço tem uma habilidade a distância muito forte como o Choque Rápido e muita resistência com a Aura Sagrada (que por sinal, sem precisar de um set específico, somente com o Artefato do Paladino 2026 , ele pode sair de armadilhas e andar em uma velocidade "normal" mesmo com a Aura Sagrada ativa); A habilidade principal da classe, o Cavalo-de-Pa , empurra os adversários pra trás. Pensem comigo, como citei a cima a classe ja faz muito esforço pra conseguir chegar perto do inimigo sem ter nenhuma habilidade de suporte, ai quando finalmente chega... Ele empurra pra mais longe. O Ferreiro é extremamente dependente do seu novo Artefato , sendo IMPOSSÍVEL dar algum dano considerável sem ele, te obrigando sempre a estar Full Dano e vulnerável. Novamente comparando com outras classes físicas de curto alcance, que dentro do PvP Extreme optam por equipar Asa Tanque + Elmo Dano para ter um pouco mais de resistência em troca de perder um pouco do dano, com o Ferreiro isso não é possível. Resultando em uma classe que já tem uma resistência péssima sendo obrigada a ficar sem itens de resistência para poder tentar dar algum tipo de dano. (isso se conseguir chegar perto de um Atirador, Justiceiro, Desordeiro, Arquimago, Professor, Espiritualista, Criador ou Sumo-Sacerdote kkk) Ideia: A minha ideia seria fazer com que o ferreiro não fosse unicamente dependente de seu Artefato , e que pudesse dar um dano "competitivo" mesmo estando equipado com alguma Asa Tanque, o famoso Off Tank. Fazendo o uso do Artefato apenas em momentos situacionais assim como o Lorde, o Professor ou até mesmo o Atirador que só colocam o Set Full Dano (Draco + Artefato) quando estão em segurança para causar o máximo de dano possível, sem morrer instantaneamente. Ou até mesmo fazer como o Artefato do Paladino , que precisa ser equipado em algumas matchups específicas para sair de armadilhas ou para resistir a danos a distância, mas que comparando com o Ferreiro que precisa equipar 3 itens "ruins" para ter 1% de chance de ativar o efeito, o Pala só precisa equipar 1 item "meta" e com o dobro de chances de ativar o efeito. Para termos esse resultado, basicamente precisaríamos inverter os efeitos do Dracoescama do Ferreiro com o Artefato de Ferreiro [2026]: E por mais que eu entenda que o ideal não seja abandonar itens que tenham ficado "ruins" ou tenham caído no desuso, eu acho que poderiam adicionar no [2026] Artefato do Mestre-Ferreiro, na parte de "Caso seja refinado +8 e com o Signo Áries" 2% de chance de ativar o efeito Passo Intangível que hoje temos nas Botas do Gigante Aprimorada : +10 ATQ Não pode ser empurrado Imunidade contra Diminuir Agilidade Imunidade contra Instalar Armadilha (Stop) Ignora 5% Humano Impossibilita receber Assumption em sí Impossibilita receber Kyrie Eleison em sí o Efeito tem duração de 7 segundos, enquanto ativa, o usuário só pode conjurar Mamonita, Choque de Carrinho e Cavalo-de-Pa E por fim, ao invés do Artefato combar com o Machado Gigante Impetuoso , que não faz sentido algum como eu citei lá nas desvantagens, ele poderia combar com a Espada de Thor. E sendo até um pouco mais ousado, ao invés de dar dano com Choque de Carrinho e resistência a distância poderia ter uma descrição similar a essa: [+ Espada de Thor] ao utilizar habilidades ou ataques físicos possui 2,5% de chance de quebrar o Equipamento do Meio ou Asa ou Acessório (apenas uma das 3 opções obviamente) Afinal, esse efeito já existe na Espada de Thor , mas podendo ampliar a efetividade caso equipe junto com o Artefato, abrindo um leque de oportunidades para brincar ai. Gostaria de agradecer a todos que leram até aqui! Quero deixar claro que essas são apenas ideias com o objetivo de tentar revitalizar a classe Mestre-Ferreiro de alguma forma. Sei que algumas sugestões podem parecer um pouco fortes, e tudo bem — o importante é que possam ser testadas e ajustadas antes de qualquer implementação definitiva. Estou totalmente aberto a conversar sobre o assunto e até mesmo a ajudar nos testes, caso alguma dessas ideias avance. E, por favor, deixem também suas opiniões e sugestões nos comentários! Quem sabe este post não inspira outros jogadores a criarem tópicos com ideias para as classes que vocês mais gostam? Afinal, quanto mais a comunidade participar, melhor será o equilíbrio e a diversão de todos. Edited October 12 by AGL Erro de português 7 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
bezerra4i20 Posted October 11 Report Share Posted October 11 ideia válida mas acho impossível alguém da staff ler pelo menos tudo que tá ai ;/ 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wca Posted October 12 Report Share Posted October 12 Acho muito valido e como outros topicos, levantou o problema e trouxe a solução com bastante coerencia, agora é a staff dar a devida atenção e tentar melhorar. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
marcus.cross Posted October 12 Report Share Posted October 12 pra ws fica bom resistencia a distancia e ter dano no skill Martelo de Thor igual fizeram com o artefato de sacerdote Magnus Exorcismus Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
marcus.cross Posted October 12 Report Share Posted October 12 ws também podia fica imune a teia do professor também pq a classe e mt vulnerável galera vamos ajuda a classe ws a ser competitivo!!! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Emanoel Posted October 13 Report Share Posted October 13 (edited) Achei bem coerente seus argumentos, e espero que realmente alguém da staff leia e dê pelo menos um retorno. Edited October 13 by Emanoel 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Coala Posted October 13 Report Share Posted October 13 Tópico muito bem estruturado, com ideias sólidas e bem fundamentadas. @ADM Shadow @DEV Wolf 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Desenvolvedores DEV Wolf Posted October 14 Desenvolvedores Report Share Posted October 14 Olá pessoal, estão todos bem? Quanto tempo eu não vejo um tópico tão bem trabalhado e com desejos de mudanças válidas igual esse... Essa característica de tópicos com boas sugestões e contato/ideias que trocamos por aqui não pode parar... Eu gostei muito da ideia e vou deixar um pouco mais aberto para galera opinar Minhas considerações e dúvidas: [+ Espada de Thor] ao utilizar habilidades ou ataques físicos possui 2,5% de chance de quebrar o Equipamento do Meio ou Asa ou Acessório (apenas uma das 3 opções obviamente) Isso aqui ficaria muito apelão, não pelo fato de quebrar, mas sim pela % sugerida e opção de quebrar 2 itens. Em um servidor com 195 apsd, 2,5% é um caos total... Falo por experiência própria com a mesma espada sugerida e que tivemos que alterar algumas vezes para equilibrar o game (Na parte de WoE). [2026] Artefato do Mestre-Ferreiro, na parte de "Caso seja refinado +8 e com o Signo Áries" 2% de chance de ativar o efeito Passo Intangível que hoje temos nas Botas do Gigante Aprimorada O combo sugerido é para ser aplicado caso o jogador esteja com o Artefato +8 e Signo Áries e EQUIPADO com botas do gigante aprimorada OU a bota nessa sugestão não está inclusa? Vejo que para fazer sentido, acho que a bota também deveria estar inclusa. Ficaria Artefato+Bênção+Bota: 2% de ativar o efeito Desvantagem do Artefato+Machado Na criação, o Artefato+Machado é para um tipo de build. Ficando livre para o jogador utilizar qualquer outro tipo de arma para o Cavalo, etc... O que não impede do artefato receber esse bônus da Espada de Thor de quebra de item e ainda continuar com o bônus do machado Uma sugestão que recebi de feedback é: O machado ele poderia ganhar bônus por nível de refinamento... Aumentando o dano do WS. É uma arma que refina com oridecon e não possui um bônus expressivo igual as outras que seguem o mesmo raciocínio. O que vocês dizem sobre isso? 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
AGL Posted October 15 Author Report Share Posted October 15 6 horas atrás, DEV Wolf disse: Olá pessoal, estão todos bem? Quanto tempo eu não vejo um tópico tão bem trabalhado e com desejos de mudanças válidas igual esse... Essa característica de tópicos com boas sugestões e contato/ideias que trocamos por aqui não pode parar... Eu gostei muito da ideia e vou deixar um pouco mais aberto para galera opinar Minhas considerações e dúvidas: [+ Espada de Thor] ao utilizar habilidades ou ataques físicos possui 2,5% de chance de quebrar o Equipamento do Meio ou Asa ou Acessório (apenas uma das 3 opções obviamente) Isso aqui ficaria muito apelão, não pelo fato de quebrar, mas sim pela % sugerida e opção de quebrar 2 itens. Em um servidor com 195 apsd, 2,5% é um caos total... Falo por experiência própria com a mesma espada sugerida e que tivemos que alterar algumas vezes para equilibrar o game (Na parte de WoE). [2026] Artefato do Mestre-Ferreiro, na parte de "Caso seja refinado +8 e com o Signo Áries" 2% de chance de ativar o efeito Passo Intangível que hoje temos nas Botas do Gigante Aprimorada O combo sugerido é para ser aplicado caso o jogador esteja com o Artefato +8 e Signo Áries e EQUIPADO com botas do gigante aprimorada OU a bota nessa sugestão não está inclusa? Vejo que para fazer sentido, acho que a bota também deveria estar inclusa. Ficaria Artefato+Bênção+Bota: 2% de ativar o efeito Desvantagem do Artefato+Machado Na criação, o Artefato+Machado é para um tipo de build. Ficando livre para o jogador utilizar qualquer outro tipo de arma para o Cavalo, etc... O que não impede do artefato receber esse bônus da Espada de Thor de quebra de item e ainda continuar com o bônus do machado Uma sugestão que recebi de feedback é: O machado ele poderia ganhar bônus por nível de refinamento... Aumentando o dano do WS. É uma arma que refina com oridecon e não possui um bônus expressivo igual as outras que seguem o mesmo raciocínio. O que vocês dizem sobre isso? Fico muitíssimo feliz com o feedback e principalmente pelo incentivo! Já ouvi muitas ideias boas de todas as classes, espero que isso abra uma porta para que essas pessoas compartilhem também suas ideias. Mas vamos lá! Vou tentar responder/esclarecer o que pensei sobre esses 3 temas que mencionou. [+ Espada de Thor] ao utilizar habilidades ou ataques físicos possui 2,5% de chance de quebrar o Equipamento do Meio ou Asa ou Acessório (apenas uma das 3 opções obviamente) Assim como citei no post, é uma ideia mais ousada kkkkkk mas sobre a porcentagem eu literalmente copiei a descrição da Espada de Thor, também acho super roubado essa porcentagem em um server desse rate (ainda mais que esse tipo de efeito também funciona no reflect físico). Mas ainda acho legal a ideia de fazer o Ferreiro conseguir quebrar partes "não-comum" do Alt+Q adversário aos poucos, me lembrando um pouco do estilo de jogo de um Arruaceiro/STK em eventos de Melhor do WorldRag ou Rei das Quests sabe? [2026] Artefato do Mestre-Ferreiro, na parte de "Caso seja refinado +8 e com o Signo Áries" 2% de chance de ativar o efeito Passo Intangível que hoje temos nas Botas do Gigante Aprimorada Citando uma parte do post para contextualizar: "Por mais que eu entenda que o ideal não seja abandonar itens que tenham ficado 'ruins' ou caído em desuso..." A ideia aqui é justamente transferir o efeito para o novo Artefato, removendo-o da bota. Na estrutura que imaginei, os efeitos concedidos pelo refino +8 do Dracoescama e do novo Artefato seriam invertidos — ou seja, o novo Artefato teria um bônus mais modesto em comparação aos outros. Para equilibrar isso, seria adicionada uma chance de 2% de ativar o efeito Passo Intangível ao sofrer ataques, algo semelhante ao funcionamento do novo Artefato do Paladino. Essa mudança permitiria ao Ferreiro utilizar o novo Artefato em conjunto com uma arma de uma mão (que concederia 15% de resistência a ataques à distância ao equipar junto com o Artefato) e, ao mesmo tempo, equipar um escudo com Carta Besouro Chifre, aumentando sua sobrevivência contra ataques à distância. Assim, ele teria tempo de ativar o efeito, escapar de uma trap e tentar causar dano em um Sniper, por exemplo. Outros dois pontos que gostaria de inserir na discussão e que tem tudo haver com o tema: Com a existência do acessório Bola de Fogo, todas as classes atualmente tem acesso a habilidade Prisão de Teia, e como citei anteriormente, o Ferreiro é a única classe que não tem como sair dessa habilidade. Por isso, seria muito bem-vinda uma atualização em efeitos como o Passo Intangível, permitindo que ele não apenas saia de Armadilhas (Stop), mas também da Prisão de Teia E para finalizar o tema, acredito que, assim como ocorre com itens como a Carta Besouro Chifre, Nuvem Tóxica, Asa de Arvalis e Aura da Proteção, dano à distância é dano à distância — sem essa separação entre dano físico e mágico que existe especificamente nos itens do Ferreiro. Essa mudança ajudaria MUITO a classe naquele combo já mencionado de Artefato + Arma de uma mão, e para evitar que o bônus ficasse forte demais ou acabasse substituindo as Asas de Arvalis, o ideal seria limitar o efeito a 10% de resistência a dano à distância quando combado. A única exceção que realmente deveria continuar se aplicando apenas a danos físicos à distância é a habilidade Aura Sagrada do Paladino. Desvantagem do Artefato+Machado Entendi muito bem a build pensada, e realmente a ideia não é ruim. O problema principal é o dano sofrido ao usar esse combo. Infelizmente, o dano do Sniper continua absurdamente alto, mesmo após os nerfs, e com o combo de Artefato + Machado, o Ferreiro acaba morrendo em cerca de 4 Tiros Precisos, ou seja, aproximadamente 4 segundos de luta — e isso considerando um Alt+Q de Set Hades +9, Cartas Elementais equilibradas, Kades e Osíris Aprimorada. Para finalizar, gostaria de responder à última sugestão de feedback mencionada aqui no tópico. Acho maravilhosa a ideia de o Machado ganhar bônus por nível de refino, e tenho uma ótima proposta para isso — além de dar uma renascida no Set do Gigante. Todos concordamos que esse Set foi inicialmente pensado para o Ferreiro aguentar danos à distância e ter tempo de se livrar de armadilhas para chegar ao adversário, certo? E se o Set fosse pensado exclusivamente para causar dano à distância nos casos em que o Ferreiro não consegue se aproximar do inimigo — como contra Snipers, Professores ou Justiceiros? Provavelmente você vai dizer: “Mas para isso já existe o Arremessar Tomahawk!” Exatamente! Chegamos ao ponto que eu queria: e se o Set do Gigante fosse focado nessa habilidade? Atualmente, até existem itens que aumentam o dano do Arremessar Tomahawk, mas todos são soltos, sem personalidade e sem exclusividade — como o Artefato do Ferreiro com Cavalo-de-Pá ou o Artefato do Ninja com Humma Shuriken. Minha proposta é: - Botas: manter a bota como está, dando chance de se libertar de armadilhas E TEIAS (por favor kkkk); - Chifres: alterar todo o dano fornecido pelo Elmo para dano com Arremessar Tomahawk ou dano a distância; - Machado: aumentar consideravelmente o dano de Arremessar Tomahawk a cada 2 refinos, não nas mesmas proporções, mas parecido com a Todoroki. - Manter a resistência a distância do set, mas não exclusivamente dano FÍSICO a distância, e sim geral. Além disso, poderíamos acrescentar o uso da Bênção de Áries e outros ajustes que vocês acharem interessantes. Obrigado por todos que acompanharam até aqui, e gostaria de me disponibilizar para uma conversa/discussão sobre o tema junto a você @DEV Wolf, caso ache necessário. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
AGL Posted October 16 Author Report Share Posted October 16 up Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts