Ir para conteúdo

Tutorial Avançado


Unknown -

Posts Recomendados

Tutorial_Avancado50ca7.png

Opa, como uma pessoa veio falar comigo, mostrando interesse na área do photoshop, eu resolvi criar um tutorial mais elaborado e explicado. Esse tutorial será dividido em 3 partes, a primeira sobre avatares, a segunda sobre sign e a terceira sobre fanbars. Quando eu tiver mais tempo, apenas editarei o tópico e informarei que o mesmo foi atualizado.

Bom, espero que quem gosta da área aproveite este tutorial, ou até quem nunca pegou no photoshop.

E peço que quem realmente utilizar esse tópico como aprendizado, poste o resultado aqui, até mesmo para melhores esclarecimentos. Todas as imagens estarão no formato de link direto, para melhor visualização. Então, é isso!

Dicas e Downloads

- Para desfazer um erro: Ctrl+Z

- Para desfazer mais de um erro: Ctrl+Alt+Z

- Abrir um arquivo: Ctrl+O

- Novo arquivo: Ctrl+N

- Avatares possuem a medida de 160x300px

- Signs possuem a medida de 450x180px

- Downloads: https://mega.nz/#!LZsHzBqD!EVO_MEqGS8dcOw27PZtaLqYNOkZGRyjbQ6IERPk35rE

- Sempre crie arquivos com fundo transparente

- BG = Background

- Render = Imagem do personagem ou algo do tipo, geralmente com fundo transparente

Criando um Avatar

1. Posicionamento e BG
Bom, para o posicionamento, é aconselhável você mostrar uma boa parte da imagem, com detalhes importantes
mas não ela totalmente, tudo de acordo com o que você tem em mente para o avatar.
Referente ao Background, você tem algumas opções, sendo elas:
- Smudge: Criando um bg smudge, você deve criar ou baixar um pincel próprio pra isso. Após isso, deve criar algumas cópias da render, deixando a original sem visibilidade, pois você não vai mexer nela agora. Logo depois, segure "Ctrl" e selecione as 3 cópias, e depois dê um "Ctrl+E" para mesclá-las.
Agora com a ferramenta borrar selecionada, e com o pincel que você baixou, deixe a resistência entre 40% ou 50%. E vá
puxando do centro ao lados da imagem.
Pronto, depois disso, crie uma máscara de camada na render, e pegue um pincel com 0% de dureza, opacidade e fluxo 50%, e vá apagando algumas partes da render, para mesclar com o BG. (Certifique-se que a máscara de camada está selecionada).
Pronto! Esse é o efeito smudge, muito prático e muito usado. Deixe a opacidade e o fluxo do pincel em 50% antes de começar a apagar.
Outra opção é a escolha de uma imagem como BG:
Para escolher uma imagem como background, algumas coisas devem ser levadas em consideração, como:
- Cores
- Harmonia com a Render
- Posicionamento
Bom, nessa imagem em que estamos trabalhando, escolhi uma imagem de uma árvore, no estilo de desenho, assim como render além disso tem partes mais azuis, que mesclam com as cores, e posiocinei de uma forma que achei melhor.
Esses são os dois tipos de BG que aconselho vocês usarem, pois são fáceis e que dão um bom resultado.
2. Tratamento de Imagem (Alguns pontos não terão muitas explicações, pois depende da sua imagem, não há uma forma específica)
Usando a imagem da árvore como BG, vamos começar o tratamento. No canto inferior direito do Photoshop, exatamente no meio das demais ferramentas, há a ferramenta de ajustes.
Nela você encontra várias formas de tratamento de imagem, e é nela que ocorre, praticamente, o tratamento das imagens.
2.1 Cor sólida
Nessa parte, você escolherá uma cor que irá preencher toda a sua imagem. Alguns efeitos podem ser feitos à partir dessa
opção, o seguinte:
Escolha qualquer cor, e depois diminuindo o preenchimento da camada para +-30%.
Por exemplo, na cor branca, você terá um efeito de clareamento um tipo de névoa.
Agora preto, em 20%, escurece a imagem, dando um efeito legal.
Agora, uma boa opção, é escolher a cor que predomina a render, como no caso dessa, é o ciano. Deixei com 18% de opacidade.
Dica: Para ter um efeito melhor, você deve selecionar a camada da render, e ir na parte superior do Photoshop, na opção "Filtro", agora em "Tornar nítido", e em "Tonar nítido" de novo.
2.2 Degradê
Nessa opção, você pode iluminar ou escurecer sua imagem, pelo menos eu aconselho você usar essa ferramenta para isso.
- Iluminar
Na iluminação, você deve criar a camada de degradê, logo após, mudar o estilo de "Linear" para "Radial", na opção "Degradê" você deve clicar no quadrado esquerdo que fica em baixo, e mudar a cor para branco. Faça o mesmo no quadrado de baixo do lado direito. Agora posicione a fonte de luz que você criou, e escolha um local de onde ela deve vir. Você pode controlar o tamanho dela na opção
"Escala".
- Escurecer
Para escurecer, você deve criar a camada de degradê, logo após, mudar o estilo de "Linear" para "Radial", na opção "Degradê" você deve clicar no quadrado esquerdo que fica em baixo, e mudar a cor para preto. Faça o mesmo no quadrado de baixo do lado direito. Agora, marque a caixa "Reverter", e vá aumentando a escala, para escurecer as bordas da imagem.
2.3 Padrão
Nessa opção, você preenche sua imagem com um padrão de pixels. Nessa área, essa opção é mais usada para dar um efeito de linhas sobre a imagem. Muito usado em fanbars.
Para criar esse efeito, você primeiro deve criar o padrão, que será assim:
Crie um arquivo com 5px de altura e 5px de largura, de fundo transparente, dê um zoom máximo. Selecione a ferramenta "Lápis" clicando com o botão direito na ferramenta "Pincel", com o lápis selecionado, clique com o botão direito sobre o quadrado que você criou, e deixe o tamanho do pincel em 1px, então faça uma diagonal da parte superior direita até a inferior esquerda. Depois, na parte de cima do photoshop, selecione a aba "Editar" e procure "Definir padrão". Agora nomeio e de "OK".
Agora voltando ao efeito, crie a cama de Padrão, na selecione o padrão que você criou, e pronto, seu efeito está pronto.
Você pode modificar ele do jeito que quiser nas opções "Opacidade" e "Preenchimento"
2.4 Brilho e Contraste
Aqui será um efeito que você vai usar bastante, pois irá controlar o brilho e o contraste entre os tons da imagem. Como todos os efeitos, não existe uma forma certa para cada imagem, você terá que ir vendo de que modo fica melhor.
2.5 Níveis
Nessa ferramenta, você verá três pontos: Um preto, para escurecer os tons escuros, o cinza para realçar os tons médios, e os brancos para os tons claros.
2.6 Curvas
Nessa ferramenta, você poderá ajustar os realces (canto esquerdo) e as sombras (canto direito).
2.7 Exposição
Nessa ferramenta, você ajustará a exposição da iluminação da imagem. Há 3 escalas nessa ferramenta, sendo elas:
1 - Exposição: Quanto maior o número, mais intensas ficam as partes iluminadas da imagem.
2 - Deslocamento: Quanto menor o número (Para a esquerda), mais intensas ficam as partes escuras da imagem.
3 - Correção de Gama: Quanto maior o número (Para a esquerda) mais escura a imagem fica.
2.8 Vibratilidade
Essa ferramenta mexerá nas cores da imagem, definindo a opacidade e a vitalidade das mesmas. Ambas as escalas funcionam da seguinte forma, para a esquerda = opaco, para a direita = cores fortes.
2.9 Matiz/Saturação
Nessa ferramenta você poderá realçar suas cores mais facilmente, por exemplo, se você quiser realçar a cor ciano da imagem, você clicará na parte "Principal" e escolher a opção "Cianos", e logo após, mover a escala "Saturação" para a direita até obter o resultado desejado.
2.10 Equilíbrio de Cores
Nessa parte, você escolherá a intensidade de cada cor, por exemplo, se quiser que a cor ciano seja mais forte que as outras, você deve puxar a escala para a mesma cor. Logo, cada escala possui uma cor em cada extremidade, puxar uma para um lado, resultará na opacidade da outra, por exemplo, como eu intensifiquei o ciano, os tons vermelhos da imagem ficam mais opacos.
2.11 Preto-e-Branco
Aqui como o próprio nome diz, você deixará sua imagem em preto e branco. Na janela de ajuste, terão várias escalas, nela você irá ajustar a intensidade do preto e branco para cada cor, por exemplo, como na imagem predomina o ciano, se eu puxar a escala do ciano para a esquerda, os tons cianos irão escurecer mais, logo, se for para direita, ficarão brancos.
2.12 Filtro de Fotos
Esse efeito é muito usado para sobrepor uma cor sobre a imagem, como aquele efeito que deixa a pessoa amarela no programa de celular, mas aqui
você pode escolher a foto e a intensidade. Nesse caso, eu escolhi a cor ciano (Novamente), e na escala "Densidade" escolhi deixar em 50%.
2.13 Misturador de Canais
É uma boa ferramenta, pois ela pode definir a coloração da imagem no sentido RGB (Red, Green e Blue), em uma escala de 0 a 100%. Na janela da ferramenta, terá uma opção com o nome "Canal de saída", nela você escolherá entre vermelho, verde e azul, definindo qual cor você escolherá para predominar na sua imagem, e podendo misturá-las entre si. No caso eu escolhi o azul para predominar. Deixei o vermelho em 97%, o verde em 92% e o azul em 120%.
2.14 Inverter (Não citei "Pesquisa de Cores" porque você não vai precisar)
Nessa opção, você não vai fazer nada mais nada menos que inverter as cores da imagem...
2.15 Mapa de Degradê
Bom, essa deve ser a ferramenta que você mais vai utilizar, pois é nela que você adiciona o efeito principal na sua imagem. Deixarei, no início do tutorial, um pacote de degradês, pinceis, efeitos e outras coisas. Quando você clicar em "Mapa de Degradê", você escolherá o que deseja, poderá mexer na mesclagem da camada (Nessa parte de mexer na mesclagem, é onde a maior parte dos efeitos acontecem, você pode pegar qualquer degradê e ir mexendo, passando um por um para ver qual se encaixa melhor com a sua imagem, claro que existe uma lógica para iluminação, escurecimento, tonificação de cores, mas você não deve se preocupar com isso, só vá escolhendo o que melhor se encaixa na sua imagem). Aqui vou mostras alguns degradês e efeitos que podem ser criados a partir deles. (Lembrem-se de sempre, no final de cada trabalho, selecionar a camada da render, e deixá-la nítida).
3.0 Aplicação de Efeitos
Aqui eu escolhi o efeito num. 4 que mostrei na parte dos degradês.
- Brilho
Deixei uma imagem de um céu estrelado, você deve abrir ela, apertar "Ctrl+Shift+U" para remover as cores da imagem, depois disso, arraste pra aba da sua imagem, mude a mesclagem para "Divisão" (Essa opção remove tudo que é preto ou mais escuro da imagem), e posicione.
- Bolhas
Agora abra o pacote de efeitos GFX que deixei no início do tópico, e escolha a parta "Bubbles", selecione o arquivo "Bubbles 4" e arraste pra aba do seu avatar.
Apenas posicione, ou, se quiser, aperte "Ctrl+U" para colorir ao seu gosto.
- Smokes
Selecione a primeira imagem da pasta smokes, e apenas posicione onde preferir.
- Foco de Luz
Veja o ponto "2.2" desse tutorial. No caso, criei dois, um por cima do outro, mas diminuí a opacidade de um.
4.0 Tipografia e Finalização
Eu criei um tópico para tipografia aqui no fórum, você pode ir lá ver: http://www2.worldrag.com/forum/topic/74864-melhorando-sua-tipografia/
Nesse caso, eu utilizei a fonte "Accent" como principal, depois "Beatrix Antiqua Thin" para por por baixo, e diminuir o preenchimento para "62%", depois criei escrevi de novo, a mesma palavra "Tutorial" na fonte "DejaVU Sans ExtraLight" aumentei o tamanho, e coloquei na opção de mesclagem "Luz Indireta".
Agora, uma coisa que aconselho, é sempre no final do trabalho, você ir na camada da render, selecioná-la, e depois, na parte superior do photoshop, na aba filtros, você ir em "Tornar Nítido>Tornar Nítido". Pronto, agora se você quiser assinar seu trabalho, ponha em algum lugar da sign, mas não tão visível, com seu nome ou algo do tipo.
5.0 Bordas
E o que você sempre deve fazer no final de cada trabalho, é pôr as bordas, para isso, deve criar uma nova camada (Que fica localizada na parte inferior do photoshop, na mesma parte dos ajustes que você viu nesse tutorial), do lado esquerdo, na barra de ferramentas do photoshop, escolha a "Ferramenta Retângulo", na parte de cima, tem dois quadrados, o primeiro você escolhe a cor do retângulo, deixe preto, no do lado, é a cor das bordas, apenas remova. Agora, clique em alguma parte da camada e puxe para formar uma a borda, como mostrarei nas imagens.

Então, espero que isso sirva pra alguém que se interesse nessa área, logo mais postarei o resto.
Esse é o avatar que aparece no tutorial. (Que se você quiser, é seu).
Tutorial_Avatar_Avancado.jpg
Editado por Unknown -
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nice vou usa o avatar *-* essa area ai eu tinha tentando aprender pq meu irmão manja muito nessa área xD mas não consegui não xD é muito hard (mas adoro ver as arte que pessoal faz xD)

 

Com o nome tutorial ? que jegue aehhueahuhuaeea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • icone do grupo Lysets locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...