Ir para conteúdo

Melhorando Sua Tipografia


Unknown -

Posts Recomendados

Bom, algumas pessoas tem problemas com tipografia, seja por falta de fontes, inexperiência, ou não ligar muito pra mesma. Mas, muitas vezes, só a tipografia, pode salvar um trabalho não tão bem feito, seja sign, avatar, ou qualquer outro trabalho gráfico. Vou tentar repassar aqui o pouco que sei sobre, e dar alguns exemplos.

Existem vários tipos de fontes: quadradas, manuscritas, cômicas, icônicas, temáticas, etc. É sempre bom você ter uma variedade de fontes disponíveis no seu computador, para ir vendo e escolhendo qual se encaixa mais com a sign, como um todo, ou qualquer trabalho.

O melhor momento para pôr a tipografia no trabalho, é na parte final, o toque final, digamos assim. É nessa hora que você deve considerar muitos fatores, eu listei pontos importantes, para você pensar na hora de trabalhar a tipografia, com coisas relevantes, e coisas poluentes.

- Relevantes -

  • Simplicidade;

  • Misturar fontes;

  • Fontes finas, manuscritas, quadradas, ou de temática simples;

  • Cores vivas; (Caso tenha como pôr)
  • Não trabalhe muito na mesclagem;
  • Melhorias, como figuras geométricas, referências, frases, subtítulos.

- Poluentes -

  • Exagero nas cores e na mesclagem;
  • Fontes grossas e exageradas;
  • Mal posicionamento;
  • Tipografia muito grande;

Por exemplo:

Nesse caso, a sign, tá com uma fonte poluente, que não serve pra essa imagem, e com uma coloração errada, numa tentativa falha de harmonia de cores.

01.jpg

_______________________________________________________________

Já nessa, as fontes são simples, misturando o "T" de uma fonte, e o "utorial" de outra, adicionando uma linha e um subtítulo, assim deixando a sign simples, e bem bonita ao mesmo tempo, mesmo sem mexer na coloração.

02.jpg

- Alguns exemplos de tipografias que eu costumo usar -

Pseudo-3D

Uma fonte quadrada normal, cor branca.

Pseudo3d-01.jpg

Sombra projetada, e configure até dar um efeito mais ou menos como o da imagem do resultado final.

Pseudo3d-02.jpg

Resultado final!

Pseudo3d-03.jpg

Renderizada

Mesma fonte quadrada, em branco.

Pseudo3d-01.jpg

A render ou imagem principal que usou no trabalho.

anjosdanoite-1-e1475815565532-420x325.jp

Ponha a camada da imagem sobre a da letra, clique com o botão direito do mouse sobre a camada da mesma foto, e selecione "Criar máscara de corte", e vá posicionando a imagem.

Renderizada.jpg

Resultado final!

Enfim, esse foi um tutorial bem simples, mas de considerável relevância, espero ajudar alguém. :ok:

  • Like 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tutorial para quem está começando... vou comentar um pouco sobre o que achei e sei, espero que não se importe XD

 

- Relevantes -

Simplicidade e não trabalhe muito na Mesclagem...

Há muitas tipografias que fazem parte da art (Alguns abusam das sombras para mesclar a fonte com a imagem),

e não vejo nenhum problema nisso, é até mais charmoso esse tipo de blendagem, mas para quem está fazendo precisa ter um pouco mais de atenção, para não perder foco nem na imagem, nem na fonte...

Nem todas precisam ser muito simples... até porque existem vários efeitos de camadas, e fontes bem trabalhadas que ficam super show nas signatures GFX, por exemplo.

Mas, se você não tem conhecimento, nã

 

Misturar fontes... Melhorias, como figuras geométricas, referências, frases, subtítulos.

 

Gostei que tenha mencionado sobre isso, principalmente a parte de colocar figuras geométricas, muitas pessoas não usam, mas dá um efeito muito show, ainda mais se a pessoa trabalhar bem com os efeitos em cima disso.

Referências é sempre um caos, é aquele momento que você tem que por algo, e não sabe o que... Dai você coloca tal referencia rs

Uma coisa bem legal que você esqueceu de colocar, é a assinatura de quem fez, acho bem legal e importante, e se você tiver uma própria como já vi muitos terem, fica muito bacana.

 

Fontes finas, manuscritas, quadradas, ou de temática simples;

Algo que você deveria ter melhor explicado rs, quando se trata de fonte, você tem que sempre procurar algo que enfatize sua arte, se é algo mais antigo, procure por fontes que pareçam assim, como medievais e etc.

Se for algo relacionado a quadrinhos, uma forte "temática" por assim dizer, vai dar um toque extra no seu trabalho...

E assim por diante.

É bom sempre verificar qual tipo de fonte se identifica com seu trabalho, vai fazer toda a diferença.

Cores vivas; (Caso tenha como pôr)

Ehhhh.... melhorando seu ponto de vista, ao meu ver rsrs.

Não necessariamente você precisa procurar por cores vivas, o que você deve fazer é encontrar tons que apareçam na imagem.

Vai fazer toda a diferença.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, se eu fizer uma sign e não souber colocar uma cor é só deixar em branco mesmo ?

 

Se estiver se referindo a cor da fonte, eu faço muito isso, só mexo um pouco na mesclagem, como brilho externo, por exemplo, mas depende muito do conjunto da sign, como iluminação e cores da imagem.

 

Por exemplo, se a imagem for rica em cores, usar uma cor harmoniosa é uma boa.

 

a_moment_before_the_fall_by_helga_helleb

 

Mas numa imagem onde não tem muita cor, você pode deixar sem cor que não fica mal, mas veja, muitas vezes imagens em preto e branco, podem ser realçadas com cores na tipografia, basta or testando. (No caso eu só usei uns retângulos vermelhos atrás, pra não deixar a imagem 100% morta, mas na tipografia, não mexi em nada).

 

thoughts_by_sarucatepes-dapuaiq.jpg

Editado por Unknown -
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom tutorial para quem está começando... vou comentar um pouco sobre o que achei e sei, espero que não se importe XD

 

- Relevantes -

Simplicidade e não trabalhe muito na Mesclagem...

Há muitas tipografias que fazem parte da art (Alguns abusam das sombras para mesclar a fonte com a imagem),

e não vejo nenhum problema nisso, é até mais charmoso esse tipo de blendagem, mas para quem está fazendo precisa ter um pouco mais de atenção, para não perder foco nem na imagem, nem na fonte...

Nem todas precisam ser muito simples... até porque existem vários efeitos de camadas, e fontes bem trabalhadas que ficam super show nas signatures GFX, por exemplo.

Mas, se você não tem conhecimento, nã

 

Misturar fontes... Melhorias, como figuras geométricas, referências, frases, subtítulos.

 

Gostei que tenha mencionado sobre isso, principalmente a parte de colocar figuras geométricas, muitas pessoas não usam, mas dá um efeito muito show, ainda mais se a pessoa trabalhar bem com os efeitos em cima disso.

Referências é sempre um caos, é aquele momento que você tem que por algo, e não sabe o que... Dai você coloca tal referencia rs

Uma coisa bem legal que você esqueceu de colocar, é a assinatura de quem fez, acho bem legal e importante, e se você tiver uma própria como já vi muitos terem, fica muito bacana.

 

Fontes finas, manuscritas, quadradas, ou de temática simples;

Algo que você deveria ter melhor explicado rs, quando se trata de fonte, você tem que sempre procurar algo que enfatize sua arte, se é algo mais antigo, procure por fontes que pareçam assim, como medievais e etc.

Se for algo relacionado a quadrinhos, uma forte "temática" por assim dizer, vai dar um toque extra no seu trabalho...

E assim por diante.

É bom sempre verificar qual tipo de fonte se identifica com seu trabalho, vai fazer toda a diferença.

Cores vivas; (Caso tenha como pôr)

Ehhhh.... melhorando seu ponto de vista, ao meu ver rsrs.

Não necessariamente você precisa procurar por cores vivas, o que você deve fazer é encontrar tons que apareçam na imagem.

Vai fazer toda a diferença.

 

 

 

 

 

Começando da parte da mesclagem, confesso que não expliquei muito bem, mas então, o que eu quis dizer com "Não trabalhe muito na mesclagem", é que eu vejo muita gente enchendo fontes de chanfro e entalhe, traçados exagerados, como eu disse, simplicidade, afinal o tutorial foi destinado pra pessoas que não entendem muito, e nada melhor do que deixar uma fonte limpa, sem estragar sua imagem, um ponta-pé inicial para melhorar sua tipografia, digamos assim.

 

A parada da referência, é só ter bom senso, não colocar textos. Uma frase, uma palavra, pequena assim, pode ser importante pra imagem, mas sempre com bom senso, isso é a base pra quem pretende fazer essas coisas. E sobre a assinatura, não tem nada de "importante", é mais pra quem gosta, eu já fiz muitas sem assinatura, já criei várias, e sinceramente, não muda muita coisa na estética da sign, é mais particularidade de quem fez.

 

Na questão das fontes, eu escrevi isso no começo do tutorial "Existem vários tipos de fontes: quadradas, manuscritas, cômicas, icônicas, temáticas, etc. É sempre bom você ter uma variedade de fontes disponíveis no seu computador, para ir vendo e escolhendo qual se encaixa mais com a sign, como um todo, ou qualquer trabalho." E sim, eu não cheguei a explicar muito bem, porque é um pseudotutorial, kkk, mas depois eu crio um completão, gigantão, explicando tudo, mas como eu disse, você deve baixar fontes pro seu computador, para ver qual se dá com seu trabalho. Os tipos fontes que mencionei, são os mais usados atualmente, digamos que estão "na moda", ou algo parecido.

 

E sim, tudo depende da harmonia das cores, como pode ver o que eu expliquei respondendo o Karkelo, mas eu mencionei as cores vivas, porque de um jeito ou de outro, dá pra pôr algo na tipografia com uma cor mais viva, que melhora muito, nada do que eu falei são verdades absolutas, deve-se ter um bom senso.

 

Valeu pelo comentário, tentarei ser mais detalhista no próximo!

Editado por Unknown -
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se estiver se referindo a cor da fonte, eu faço muito isso, só mexo um pouco na mesclagem, como brilho externo, por exemplo, mas depende muito do conjunto da sign, como iluminação e cores da imagem.

Era essa duvida mesmo, obrigado por esclarecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...